As linhas Caiuá / Rui Barbosa e Fazendinha/Rui Barbosa começaram a operar de forma unificada aos domingos. A mudança, que começou no domingo (30), vai otimizar a utilização da linha e permitir a redução do tempo de intervalo entre um ônibus e outro.
A unificação é possível porque as duas linhas têm praticamente o mesmo trajeto. No pequeno trecho, na Fazendinha, onde o trajeto se distancia por algumas quadras, os usuários serão atendidos pela mesma linha Caiuá/Fazendinha/Rui Barbosa, com indicação no letreiro eletrônico da rota - pela Rua Rezala Simão ou pela Rua Amadeu do Amaral.
A Caiuá/Fazendinha/Rui Barbosa fará o trajeto de 23,7 quilômetros (ida e volta), cobrindo a rota de 19,3 quilômetros da linha Fazendinha/Rui Barbosa. A tabela horária será de um ônibus a cada 11 minutos, um ganho de tempo de cinco minutos para o usuário do Fazendinha/Rui Barbosa, que passa a cada 16 minutos. O tempo também será menor do que o intervalo da linha Caiuá, que é de 14 minutos.
A medida permite beneficiar o usuário e reduzir custos verificados com a sobreposição de trajetos sem a demanda equivalente. Na média, aos domingos, os ônibus da linha Caiuá/Rui Barbosa circulam com uma ociosidade de 82%. No caso da linha Fazendinha esse índice chega, em média, a 87%.
Durante a semana, as duas linhas voltam a operar normalmente, com saída do Terminal Caiuá (linha Caiuá/Rui Barbosa) e do Terminal Fazendinha (Fazendinha/Rui Barbosa). A fusão só vai funcionar aos domingos.
Essas duas linhas são feitas por ônibus do sistema troncal – que liga terminais dos bairros ao centro da cidade. São os ônibus na cor amarela, com capacidade para 90 passageiros.
Informações: URBS
|
0 comentários:
Postar um comentário