Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Associação critica falta de acessibilidade nos ônibus de Belém

domingo, 2 de agosto de 2015

A Associação Paraense de Pessoas com Deficiência(APPD) afirma que recebe cerca de 40 reclamações por mês sobre a falta de acessibilidade nos transportes coletivos da capital paraense. De acordo com as denúncias, as plataformas dos coletivos não funcionam e, na maioria das vezes, os motoristas não param para que eles possam entrar nos ônibus. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), 80% da frota é adaptada para receber cadeirantes e que cada empresa é responsável por fazer a manutenção  de seus veículos.

No início desta semana, um cinegrafista amador flagrou uma mulher e uma cadeirante que tentavam entrar em um ônibus no centro de Belém. O motorista do veículo desceu para operar o elevador, mas disse que o equipamento estava quebrado.

“Eu fico na parada uma hora e meia ou mais. Eles param, mas alegam que a rampa não funciona e que o elevador está quebrado. Quando a gente está sozinho na parada, eles passam pelo outro lado , fingindo que não viram a gente”, desabafa a dona de casa Ângela Braga, que aparece no vídeo e sempre leva seu sobrinho cadeirante , de 11 anos, para a fisioterapia.

“Isso é muita falta de respeito com o ser humano, independente de ser o meu sobrinho. Isso é humilhante e eu acho que qualquer passageiro sente-se da mesma forma. A gente paga nossos impostos direito e quer alguma providência”, ressalta Ângela Braga.

A associação questiona o número de veículos adaptados em Belém. “A associação contesta essa propaganda da Setransbel e do governo municipal. Ela é enganosa porque se fosse verdadeira, não teria esse número de denúncias. O maior exemplo é o desse menino de 11 anos que não conseguiu entrar no coletivo. Esse é o cotidiano da pessoa com deficiência , que precisa do transporte público em Belém”, diz o assistente social da APPD, Jordecir Santa Brígida.

Segundo a superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), são feitas fiscalizações constantes nos ônibus de Belém e ,todo coletivo flagrado com problemas de manutenção no elevador para deficientes, é lacrado  e impedido de circular até que a manutenção seja realizada.

A Semob orienta que o cidadão denuncie n os ônibus que estiverem com problemas, sempre anotando a numeração que identifica o coletivo. As denúncias podem ser feitas pelo número 118.

Informações: G1 PA

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960