A Prefeitura do Rio vai testar uma nova sinalização nos corredores BRS. A tinta azul que delimita a faixa preferencial para ônibus será marcada por segmentos em alto-relevo que farão os volantes trepidarem quando os carros passarem por cima. O objetivo é permitir que o motorista identifique o espaço cuja ultrapassagem é proibida.
A técnica já foi aplicada com equipamento especial no futuro BRS da Rua Teodoro da Silva, em Vila Isabel. "Normalmente, uma sinalização comum fica com quatro milímetros de altura, mas a nova pintura atinge 1,5 cm e tem essa capacidade alertar os motoristas. Todo o processo é feito graças à programação do equipamento", explicou a Secretaria Municipal de Conservação em nota.
Ainda de acordo com a secretaria, após essa fase de testes, será feito um planejamento para estender o serviço a outros BRS da cidade. A previsão é que o planejamento de serviços seja feito a partir do mês de junho. A novidade foi antecipada pelo jornal "O Globo".
Vila Isabel terá BRS até o fim de maio
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que o BRS Teodoro da Silva está previsto para entrar em operação entre os dias 25 e 30 de maio. Como O DIA NO COLETIVO publicou na última semana, com informações do Rio Ônibus, a faixa preferencial para ônibus em Vila Isabel terá 2,1 km de extensão. Os pontos de ônibus serão divididos em dois grupos: o primeiro vai reunir as linhas dos BRS 2, 6 e 7. O segundo grupo terá os coletivos dos BRS 4, 5 e intermunicipais.
Para facilitar a identificação, os ônibus terão adesivos no vidro da frente, que vão informar a qual BRS a linha pertence. Os novos abrigos dos pontos já foram instalados. Eles vão apresentar as seguintes informações: nome e número das linhas que param naquele ponto, trajeto bairro a bairro e pontos turísticos próximos.
Quarenta linhas vão passar pelo BRS Teodoro da Silva, sendo 29 convencionais, três executivas e oito intermunicipais. A faixa azul, que indica a existência do BRS, já foi pintada entre as ruas Alexandre Calaza e Gonzaga Bastos. O BRS tem reduzido em 20% o tempo de viagem dos ônibus, segundo a SMTR. Atualmente, a cidade tem 15 BRS, que somam 50,8 quilômetros. "Detalhes finais ainda estão sendo ajustados de modo que a comunicação oficial da inauguração será feita no momento oportuno", explicou a pasta em nota.
Regras
Podem acessar a faixa azul do BRS e efetuar o embarque e desembarque os seguintes veículos:
- Ônibus ou micro-ônibus de linhas regulamentadas nos respectivos pontos de parada sinalizados;
- Veículos regulamentados e devidamente identificados para transporte escolar;
- Táxis regulamentados com passageiros, não sendo permitido o embarque e desembarque no lado direito da faixa azul;
- Táxis regulamentados e identificados para o transporte de portador de necessidades especiais.
Os demais veículos estão autorizados a efetuar o embarque e desembarque no lado esquerdo das vias com BRS, mas poderão utilizar a faixa para efetuar giro à direita e acessar estacionamentos.
Horários de funcionamento: de 6h às 21h (dias úteis) e de 6h às 14h (sábados). A circulação é livre aos domingos e feriados
0 comentários:
Postar um comentário