O terceiro corredor de BRS (Bus Rapid Service) do Recife, batizado de Faixa Azul, entrou em operação nesta segunda-feira (16/6) na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, Zona Sul, evidenciando a necessidade urgente de a Prefeitura do Recife implantar a fiscalização eletrônica para evitar a invasão do espaço exclusivo dos ônibus pelos veículos particulares. Embora em menor quantidade do que na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, onde funciona o segundo corredor, foram muitos os flagrantes de desrespeito no Pina e em Boa Viagem.
Fotos: Guga Matos/JC Imagem |
Mesmo assim, quem andou de ônibus estimou um ganho entre dez e quinze minutos na viagem. O Faixa Azul da Domingos Ferreira tem 5,8 quilômetros e, na verdade, começa na Avenida Herculano Bandeira, no Pina, após o acesso ao RioMar Shopping. Segue pela pista oeste da Domingos Ferreira até a Rua Barão de Souza Leão. Funciona das 6h às 22h, de segunda à sexta-feira. Os veículos particulares podem entrar no Faixa Azul apenas para acessar o comércio e edifícios, além de fazer conversões à direita. Quem for pego trafegando livremente poderá ser multado em R$ 53,20.
No corredor trafegam 34 linhas de ônibus, que transportam 200 mil passageiros por dia. Por enquanto, está sem equipamento de fiscalização eletrônica, contando apenas com os agentes de trânsito, que são poucos para a extensão da via. Mas a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, garante que na segunda quinzena de agosto as câmeras deverão ser instaladas, forçando o respeito. A fiscalização eletrônica está em fase de licitação. A implantação da Faixa Azul foi possível após a liberação da pista oeste da Via Mangue, que deverá absorver 49% do tráfego da Domingos Ferreira.
Informações: De Olho no Trânsito
0 comentários:
Postar um comentário