Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Curitiba pode ter paralisação de õnibus nesta quarta-feira

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Em caso de greve dos motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba, as empresas operadoras devem manter, no mínimo, 70% da frota nos horários de pico e 40% fora dos horários de pico, de acordo com determinação da Justiça do Trabalho na tarde desta terça-feira (25).

A Urbanização de Curitiba (Urbs) havia entrado com uma ação inibitória na segunda-feira (24)  para que a Justiça determinasse que uma frota mínima do transporte coletivo circule pela cidade caso a greve dos motoristas e cobradores seja aprovada. O pedido da Urbs era de que 80% da frota de ônibus funcionasse durante os horários de pico e 60% em outros horários.
Conforme o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana  (Sindimoc), os trabalhadores decidem às 20h desta terça-feira se aceitam a contraproposta do sindicato patronal. Se houver rejeição, os motoristas e cobradores vão decidir qual medida será tomada. Caso seja aprovada, a greve deve começar à 0h00 de quarta-feira (26). Nas últimas negociações, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) propôs apenas o reajuste do salário pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), conforme o Sindimoc. As 78 reivindicações da categoria, como aumento salarial e aumento do vale-alimentação, não foram aceitas.

A decisão é da juíza Anelore Rothemberger Coelho, da 18ª Vara do Trabalho.  De acordo com a prefeitura, a ação movida pela Urbs é para garantir um atendimento mínimo, em caso de greve, aos 2,3 milhões de passageiros que utilizam a Rede Integrada de Transporte todos os dias.

A administração municipal informou que o número de ônibus que estará nas ruas em cada linha será monitorado em tempo real no Centro de Controle Operacional. Os registros e imagens vão comprovar se a decisão da Justiça do Trabalho será cumprida.

Ainda segundo a Prefeitura de Curitiba, com esta decisão da Justiça, o Sindicato de Motoristas e Cobradores não poderá impedir que as empresas coloquem os ônibus nas ruas, dentro dos percentuais definidos pela Justiça do Trabalho.
O G1 entrou em contato com o Sindimoc para comentar a decisão da Justiça, porém, até a publicação desta reportagem, não tinha tido um retorno quanto ao assunto.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960