Na última semana Cuiabá recebeu a terceira remessa de carros do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). São 12 unidades que pesam cerca de 15 toneladas cada.
Os carros saíram do Porto de Bilbao, na Espanha, no dia 30 de novembro do ano passado, com destino a Santos (SP). Após a realização dos procedimentos aduaneiros, no porto santista, as unidades foram retiradas dos mafis - uma espécie de container adaptado especialmente para transportar o VLT - e colocadas em 12 caminhões.
Os veículos foram separados em dois grupos de seis para partirem em comboio do Terminal Marítimo Saboó (margem direita). O primeiro deixou Santos no dia 28 de janeiro e o segundo no dia 29. Com extensão de cerca de 80 m, viajaram apenas durante o dia, a uma velocidade de cerca de 40 km/h com monitoramento via satélite em tempo integral. A trajetória de 1.800 km incluiu passagem por nove rodovias, entre as quais Anchieta, o Rodoanel, Castelo Branco e Raposo Tavares.
Os VLTs chegaram em Cuiabá nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Após a liberação da carga, os carros serão encaminhados ao Centro de Manutenção (CM), em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
O sistema VLT de Cuiabá terá 22,2 km de extensão dividido em duas linhas, a primeira linha será implantada ligando o Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, já a segunda linha ligará a Região do Coxipó ao Centro Sul, ambas em Cuiabá. O sistema terá 32 estações e tem o custo estimado em 1,4 bilhão de reais.
Informações: Revista Ferroviária
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