“Toda população tem dúvidas sobre o projeto, pagamento de passagens, como será feito tudo isso. Logicamente são dúvidas que surgirão e acredito que chegaremos num bom resultado. Tenho acompanhado o projeto há algum tempo e acredito que com um pouco de boa vontade a gente chega lá e isso o prefeito Zenaldo tem”, ponderou o Sr. Hilton Durães, que foi à audiência pública referente à etapa do projeto BRT correspondente ao centro de Belém, que ocorreu na terça-feira,11, no Hotel Sagres.
O evento reuniu autoridades, comunidade e representantes de órgãos interessados no projeto. O prefeito Zenaldo Coutinho esteve presente e falou do compromisso em realizar essas audiências. “Para orientar, apresentar o projeto, ouvir sugestões, propostas, discutir com a população como cada trecho desses interfere sobre determinados bairros, nós estamos fazendo as audiências públicas específicas”, explicou.
O projeto, que já teve o trecho da Almirante Barroso liberado para os ônibus expressos, foi concebido de forma incompleta e hoje prevê mais quatro trechos: Augusto Montenegro, Centenário, Centro de Belém e Centro de Icoaraci, totalizando 55 quilômetros de corredores exclusivos para os ônibus do BRT, atendendo assim, às necessidades da população em várias partes da cidade. “Essa é a expansão do projeto BRT de Belém e a continuidade do trecho da Av. Almirante Barroso. Vimos que o corredor só até São Brás, como havia sido concebido inicialmente pela gestão anterior, não seria eficiente e não iria atender as necessidades da população que, em sua maioria, tem desejo de viagem para o centro de Belém, sempre com destino ao Ver-o-Peso ou à Presidente Vargas”, explicou a Superintendente de Mobilidade Urbana, Maisa Tobias.
Hilton Durães se mostrou satisfeito com o que ouviu, reconhecendo as dificuldades em implantar um sistema de transporte eficiente em meio ao modo como a cidade foi ocupada. ”Já fui em outras audiências e nós sabemos que Belém é uma cidade muito difícil de ser governada, o centro de Belém tem ruas estreitas por onde passa apenas um carro. A partir do momento que Belém esta se expandindo de São Brás para a BR (316), tem que haver melhora. A ocupação desordenada contribuiu para que não houvesse melhoria no nosso trânsito, mas nós cremos que o BRT vai ajudar a mudar esse quadro”, pontuou. O trecho BRT Centro de Belém, apresentado na ocasião, terá aproximadamente 11km em corredores atendidos por 17 estações integradas com as outras etapas viárias, o pagamento de um único bilhete e ainda 10 portos que farão a integração com as ilhas. O prefeito Zenaldo falou sobre essa integração e de como vão funcionar as vias por onde o sistema passará, já que uma das preocupações da população é a perda de espaço nas faixas que passarão a ser de uso exclusivo dos ônibus do BRT. “Onde passar o BRT, não haverá linhas comuns concorrendo. Esses ônibus comuns serão linhas alimentadoras do sistema, circulando nos bairros. Nós vamos ter no sistema BRT integrado, pedestres, ciclistas, motociclistas, carros, ônibus e barcos, ou seja, é a integração do que a gente chama de integração de todas as modalidades de transporte urbano. Com isso a gente vai melhorar a mobilidade das pessoas, o direito de ir e vir, vai ficar mais confortável, mais ágil e de melhor qualidade.”, disse Zenaldo.
Outra dúvida levantada na audiência diz respeito à localização das estações, dentro do sistema que pretende atender à população de forma mais eficaz. “As estações serão construídas a cada 400m, de forma que o pedestre caminhe apenas 200m entre uma e outra. Essas estações serão construídas de acordo com a possibilidade de uso do solo e, por isso, ainda estão sendo definidos os locais mais apropriados para elas”, esclareceu Maisa Tobias.
Informações : Belém.pa.gov.br
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