Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Na Grande Belém, População conhece projeto BRT

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

“Toda população tem dúvidas sobre o projeto, pagamento de passagens, como será feito tudo isso. Logicamente são dúvidas que surgirão e acredito que chegaremos num bom resultado. Tenho acompanhado o projeto há algum tempo e acredito que com um pouco de boa vontade a gente chega lá e isso o prefeito Zenaldo tem”, ponderou o Sr. Hilton Durães, que foi à audiência pública referente à etapa do projeto BRT correspondente ao centro de Belém, que ocorreu na terça-feira,11, no Hotel Sagres.
 O evento reuniu autoridades, comunidade e representantes de órgãos interessados no projeto. O prefeito Zenaldo Coutinho esteve presente e falou do compromisso em realizar essas audiências. “Para orientar, apresentar o projeto, ouvir sugestões, propostas, discutir com a população como cada trecho desses interfere sobre determinados bairros, nós estamos fazendo as audiências públicas específicas”, explicou.
O projeto, que já teve o trecho da Almirante Barroso liberado para os ônibus expressos, foi concebido de forma incompleta e hoje prevê mais quatro trechos: Augusto Montenegro, Centenário, Centro de Belém e Centro de Icoaraci, totalizando 55 quilômetros de corredores exclusivos para os ônibus do BRT, atendendo assim, às necessidades da população em várias partes da cidade. “Essa é a expansão do projeto BRT de Belém e a continuidade do trecho da Av. Almirante Barroso. Vimos que o corredor só até São Brás, como havia sido concebido inicialmente pela gestão anterior, não seria eficiente e não iria atender as necessidades da população que, em sua maioria, tem desejo de viagem para o centro de Belém, sempre com destino ao Ver-o-Peso ou à Presidente Vargas”, explicou a Superintendente de Mobilidade Urbana, Maisa Tobias.
Hilton Durães se mostrou satisfeito com o que ouviu, reconhecendo as dificuldades em implantar um sistema de transporte eficiente em meio ao modo como a cidade foi ocupada. ”Já fui em outras audiências e nós sabemos que Belém é uma cidade muito difícil de ser governada, o centro de Belém tem ruas estreitas por onde passa apenas um carro. A partir do momento que Belém esta se expandindo de São Brás para a BR (316), tem que haver melhora. A ocupação desordenada contribuiu para que não houvesse melhoria no nosso trânsito, mas nós cremos que o BRT vai ajudar a mudar esse quadro”, pontuou. O trecho BRT Centro de Belém, apresentado na ocasião, terá aproximadamente 11km em corredores atendidos por 17 estações integradas com as outras etapas viárias, o pagamento de um único bilhete e ainda 10 portos que farão a integração com as ilhas. O prefeito Zenaldo falou sobre essa integração e de como vão funcionar as vias por onde o sistema passará, já que uma das preocupações da população é a perda de espaço nas faixas que passarão a ser de uso exclusivo dos ônibus do BRT. “Onde passar o BRT, não haverá linhas comuns concorrendo. Esses ônibus comuns serão linhas alimentadoras do sistema, circulando nos bairros. Nós vamos ter no sistema BRT integrado, pedestres, ciclistas, motociclistas, carros, ônibus e barcos, ou seja, é a integração do que a gente chama de integração de todas as modalidades de transporte urbano. Com isso a gente vai melhorar a mobilidade das pessoas, o direito de ir e vir, vai ficar mais confortável, mais ágil e de melhor qualidade.”, disse Zenaldo.
Outra dúvida levantada na audiência diz respeito à localização das estações, dentro do sistema que pretende atender à população de forma mais eficaz. “As estações serão construídas a cada 400m, de forma que o pedestre caminhe apenas 200m entre uma e outra. Essas estações serão construídas de acordo com a possibilidade de uso do solo e, por isso, ainda estão sendo definidos os locais mais apropriados para elas”, esclareceu Maisa Tobias.
Informações : Belém.pa.gov.br

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960