A reforma de 13 paradas do sistema de transporte público Bus Rapid Service (BRS), nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, estão quase prontas para entrar em funcionamento a partir de janeiro
Até o momento os treze abrigos estão com 90% da reforma concluído e o objetivo segundo o presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho é que até o final de janeiro o novo sistema de transporte público esteja funcionando nos locais onde as obras serão finalizadas. “Após a finalização do recapeamento das avenidas, no dia 31 de dezembro, será realizada a sinalização das avenidas e vamos começar a operar o sistema de fato”, explicou Pedro Carvalho.
Apesar de estarem quase prontas algumas estações na avenida Constantino Nery, Zona Centro Sul foram pichadas e estão com o teto amassado. Segundo a empresária Rosa Peixoto, 49, a ação dos vândalos deve ser combatida. “Uma obra custa tão caro e ainda vem pessoas sem compromisso tentar acabar com o pouco que tem”, disse a empresária.
Para Rosa Peixoto a expectativa é que o novo transporte melhore a vida da população e não seja como o Expresso que teve um grande investimento, mas em pouco tempo foi extinto.
De acordo com Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), os 16 abrigos das avenidas Camapuã, Autaz Mirim e alameda Cosme Ferreira estão 50% concluídos.
Ainda de acordo com a Seminf a cobertura dos abrigos são feitas com telha chapa de aço zincada, com espessura de cinco milímetros.
Segundo a Seminf foram realizados estudos pelos engenheiros do órgão que comprovam que a geometria do teto torna a chapa de aço um elemento de alta resistência mecânica à ação do calor e das chuvas da região.
Preço
As 13 paradas custarão aos cofres públicos R$1,24 milhão o que representa um gasto de R$ 160 mil com cada estação. Conforme o corretor de imóveis Eduardo Franco, com o valor investido na reforma, que aparentemente só é de pintura e troca do teto, é possível comprar um apartamento de 80 metros quadrados em uma área nobre da cidade com dois quartos e varanda.
Saiba mais
-Estilo colorido
Coloridas e com nomes que remetem aos locais onde estão instaladas as estações do BRS terão faixas preferenciais para ônibus, garantindo agilidade à locomoção de pedestres e fluxo no trânsito
-Localização
Segundo a Seminf todas as estações terão nomes para facilitar a localização dos usuários e são feitas pela Prefeitura.
-Nomes definidos
Até o momento, foram definidos os nomes das seguintes estações nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós: Olímpico, São Jorge, Bilhares, Tocantins, Chapada, Pedro Teixeira, Arena, Flores, Paz, Santos Dumont e Futuro.
Informações: A Critíca
0 comentários:
Postar um comentário