Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Governo de SP corre para entregar estação de metrô em 40 dias

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O governo de São Paulo promete entregar a Estação Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, em 40 dias. Para cumprir o prazo, no entanto, terá de correr, já que faltam escadas rolantes, não há cobertura nas entradas e o piso está incompleto. As portas de plataformas também não foram todas instaladas. 

A própria rua que fica sobre a estação, em Santo Amaro, na zona sul, precisa ser asfaltada e as calçadas devem ser todas refeitas em um quarteirão inteiro. Em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 12, na futura estação, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) garantiu que a parada, em construção desde 2009, abrirá em janeiro. O funcionamento em horário comercial pleno, no entanto, só deve ocorrer cerca de um mês depois.

"Essa estação, Adolfo Pinheiro, deve ficar pronta em 40 dias. Nós esperamos entregar na semana do aniversário de São Paulo. Nós temos hoje 64 estações. Essa será a estação 65", disse o tucano, que fez o que a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos anunciou como "a primeira viagem teste entre a Estação Largo Treze e a futura Estação Adolfo Pinheiro". Uma composição, restrita à cúpula do Metrô e à imprensa, realizou o percurso de 1,2 km entre ambas as paradas.

Ao fim do trajeto, Alckmin passeou pela estação em obras e falou com os repórteres. Disse que as próximas estações em obras da Linha 5-Lilás só serão entregues em dois anos. "A previsão é que fiquem prontas em 2015 Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. E vamos tentar antecipar o máximo que a gente puder das dez estações." O ramal terminará na Chácara Klabin, com interligação com a Linha 2-Verde.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, foi mais específico sobre quando a estação deverá abrir as portas para a população. "A data prevista está dependendo agora de a gente fazer o acerto com agendas e é entre (os dias) 20 e 24." A intenção é fazer uma "festa", aproveitando o aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro.

Operários da obra ouvidos pela reportagem afirmaram que a construção está a todo o vapor, com turnos até durante a noite.

Linha 4. Sobre a Linha 4-Amarela, em construção há nove anos e com 6 das 11 estações previstas entregues, Jurandir Fernandes declarou que três novas paradas serão inauguradas no ano que vem - a maioria delas, no segundo semestre, época que coincide com o período eleitoral, no qual Alckmin deverá concorrer como candidato à reeleição.

 "Continuamos com aquela perspectiva forte, já concretizada, de três estações este ano agora de 2014. Nós vamos fazer a Oscar Freire, vamos fazer a Fradique Coutinho, que é a primeira delas, e a Higienópolis (-Mackenzie). O esforço grande agora é puxar também a (São Paulo-)Morumbi para 2014. Está difícil, porque nós reformulamos todo o projeto da estação Morumbi por causa da chegada da Linha 17(-Ouro) lá."

Segundo ele, "talvez" a Estação Fradique Coutinho fique pronta no primeiro semestre. O resto, no segundo, "no final do ano", disse o dirigente.

Caio do Valle - O Estado de S. Paulo
Informações: Estadão


Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960