Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Faixa exclusiva de ônibus de Cubatão faz um ano

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Faixa Exclusiva para Ônibus na Avenida 9 de Abril completa nesta terça-feira, dia 17, um ano de funcionamento. A avaliação feita pela Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) é que a ação superou os objetivos traçados inicialmente.

Desde a implantação do corredor, o fluxo de trânsito na Avenida 9 de Abril, no horário de pico da tarde, se normaliza em poucos minutos de funcionamento da faixa exclusiva. “Antes, até as 18h30 tínhamos trânsito lento no local. Acreditávamos que, com a implantação da faixa exclusiva, o trânsito lento ficaria em uma hora, caindo pela metade, mas os resultados foram maiores que o esperado. Atualmente, quando há problemas no fluxo, não ultrapassa 20 minutos”, explica o superintendente da CMT, Marco Fernando da Cruz. Pela manhã, não se encontram mais pontos de lentidão na avenida, segundo Cruz.

Na avaliação feita na CMT, foi constatado que em 261 ocasiões houve a necessidade da remoção de veículo através do guincho. “Os agentes de trânsito orientaram os motoristas e conseguimos atingir os objetivos neste período, com a ajuda dos próprios motoristas, que colaboraram com o funcionamento do corredor. Mas, ainda assim, é necessária a remoção, que tem uma média de menos de um veículo por dia”, afirma o superintendente.

Antes do início do corredor, houve um trabalho de divulgação intenso, com faixas ao longo da Avenida 9 de Abril, distribuição de panfletos e matérias na imprensa.


Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP

Cruz salienta que a colaboração dos motoristas é fundamental para que o corredor continue funcionando. “Quem estaciona o veículo no horário de funcionamento da faixa exclusiva acaba atrapalhando todo o fluxo de trânsito. A consciência do motorista é importante para que todos possam chegar mais cedo em casa depois do dia de trabalho”.

Melhorias

Para o superintendente da CMT, Marco Cruz, esta ação vem complementar outros trabalhos que foram implantados na região. “Além da instalação de semáforos inteligentes, a nova entrada para a região, do Jardim Costa e Silva, pela Rua Teodoro Soares Fernandes, está diminuindo o tempo de trânsito lento na Av. 9 de Abril nos horários de pico. A implantação de uma faixa exclusiva para ônibus é mais um complemento”.

Funcionamento

A faixa exclusiva na Av. 9 de Abril funciona de segunda à sexta-feira, em dois horários: de manhã, no sentido indústria, no trecho entre o Parque Anilinas e a ponte do Rio Cubatão, entre 6 e 9h; e entre 16 e 19h, no sentido bairro, entre a ponte do Rio Cubatão e a Rua Ceará.

Informações: Diario do Litoral

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960