No DF, 40 novos ônibus serão entregues neste sábado

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Mais 40 ônibus zero quilômetro da Viação Piracicabana vão começar a circular, neste sábado (9), em 14 linhas que atendem ao Varjão e ao Plano Piloto. Com essa entrega, já chegam a 540 os veículos da nova frota rodando pelo Distrito Federal. A ideia do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) é renovar a frota até o final deste ano.

Neste primeiro momento, haverá somente a substituição de veículos nessas 14 linhas, que, anteriormente, eram operacionalizadas pelas empresas Pioneira e Planeta. "Não haverá, por enquanto, alteração de horário ou itinerário. As mudanças ocorrerão somente quando os coletivos novos chegarem a todas as bacias", adianta o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella.


A Piracicabana, que serve às regiões da Bacia 1, já havia disponibilizado 87 coletivos em Planaltina. A empresa vai colocar mais 330 ônibus em circulação para atender também aos moradores de Sobradinho, Cruzeiro, Sobradinho 2, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal .

Nos novos coletivos, os passageiros podem realizar - em um período de até duas horas, no mesmo sentido - três viagens (com dois transbordos) pagando uma única passagem. Os veículos fazem integração com os ônibus da TCB, com os novos carros das demais bacias, além do metrô.

Os carros da Piracicabana têm a cor vermelha e são equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, visores eletrônicos de itinerários, vidros fumê (para diminuir a incidência de luz solar), entre outros itens de segurança e conforto.

Os veículos também têm rampas e elevadores para facilitar o acesso de usuários cadeirantes ou com dificuldades de locomoção, que disporão de lugares especiais em assentos e espaços adaptados às suas necessidades.

Renovação – A previsão é de que, até dezembro, outras duas empresas passem a operar no Distrito Federal: HP-ITA e Marechal, nas bacias 3 e 4, respectivamente. As bacias 2 (Pioneira) e 5 (São José) também já começaram a receber os primeiros veículos novos.

"Com a integração total do sistema, faremos os ajustes necessários para oferecer aos usuários um transporte de qualidade, com conforto, segurança e confiabilidade", assegura o diretor técnico do DFTrans, Lúcio Lima.

As regiões do Paranoá, Itapoã e Cidade Estrutural já contam com a frota totalmente renovada – são 163 carros operando nas três cidades, além de mais 90, em São Sebastião, e 66 que interligam as regiões de Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga e Vicente Pires.

Relação das Linhas onde os coletivos da Piracicabana vão operar (a consulta dos horários e itinerários pode ser feita aqui):

136.6 VARJÃO / W3 NORTE - SUL (ESTAÇÃO ASA SUL)
136.7 VARJÃO / L2 NORTE - SUL
136.8 VARJÃO / LAGO NORTE
136.9 VARJÃO / EIXO NORTE - SUL (ROD. PLANO PILOTO)
0.107 ROD. PLANO PILOTO / W3 - L2 SUL (ESPLANADA)
107.1 ROD. PLANO PILOTO / W3 - L2 SUL
0.114 ROD. PLANO PILOTO / L2 -W3 SUL
0.136 ROD. PLANO PILOTO / CLUBE DO CONGRESSO
136.0 ROD. PLANO PILOTO / CLUBE DO CONGRESSO (REDE SARAH)
136.1 ROD. PLANO PILOTO / LAGO NORTE (L2 NORTE)
136.2 LAGO NORTE / 716 SUL (W3 SUL)
136.3 EXPRESSO LAGO NORTE
136.4 CLUBE DO CONGRESSO/ ROD. PLANO PILOTO (L2 NORTE - UNB)
136.5 ROD. PLANO PILOTO / L2 NORTE / CLUBE DO CONGRESSO (REDE SARAH)

Informações: Urbes

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960