A partir deste mês de novembro, haverá mudanças nas frotas, frequências e percurso das linhas de ônibus que circulam em Manaus.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), estudos feitos por técnicos do órgão apontam a necessidade de ajustes no planejamento de algumas linhas para otimizar a operação de todo sistema de transporte coletivo.
Mudanças acontecerão no decorrer do mês - foto: Arquivo EM TEMPO/Diego Janatã |
Uma das alterações é a junção de linhas que possuem itinerários parecidos, onde uma é desativada e outra é mantida. O objetivo é fazer com que à frota da linha que é mantida seja acrescentada a frota da linha que é desativada, aumentando a frequência. Além disso, algumas linhas estão sendo remanejadas entre as empresas, ao ser considerado a proximidade entre a garagem e os terminais de bairro.
De acordo com a SMTU, as mudanças já estão sendo realizadas e acorrerão no decorrer do mês.
A redistribuição de linhas entre as empresas tornou-se possível após a aprovação do Acordo Operacional (Acop) entre as empresas no dia 11 de outubro, com o Decreto n.º 2.666, da Prefeitura de Manaus.
Antes do consórcio cada empresa operacionalizava suas linhas de forma isolada. A partir do consórcio, as linhas continuam sendo planejadas pela SMTU, mas a administração das linhas é feita pelo Acop e não mais por cada uma das empresas.
Confira as mudanças
Linha 457-Águas Claras II/T3/Tefé/T2/Centro, passará a integrar no Terminal de Integração da Cidade Nova – T3, nos sentidos Bairro/ Centro e Centro /Bairro.
Junção das linhas 101+103-B.Glória/ T1/Centro, da empresa Via Verde, permanece somente a linha 101-São Raimundo/ T1/ Centro com frota de 05 carros;
Junção das linhas 107-Santo Antônio/ T1/ Centro + 111, da empresa Via Verde, permanece somente a linha 111 – Santo Antônio/ T1/ Centro
Junção das linhas 613- A . Andreazza /Japiim II/ T2 / Centro + 614, da empresa Vega, permanece somente a linha 614 – Japiim II/ T2/ Centro
Junção das linhas 620+624, da empresa Expresso Coroado, permanece somente a linha 624 – Nova República/ T2/ Centro
As linhas 112-Santo Antônio/ Centro e 119 – Compensa/Centro passarão a atender a Rua Padre Augustinho Caballero Martin, onde fica localizada a Câmara Municipal de Manaus-CMM.
Resumo dos principais ajustes já realizados:
Linha 123- Santo Agostinho/T1/CENTRO substituiu a linha 114-Santo Agostinho/T1/CENTRO que será desativada. Com isso a frota da linha 123 terá o acréscimo de ônibus da linha 114, o que melhorará a freqüência e oferecerá mais uma opção de deslocamento ao usuário para a Av. Djalma Batista.
Linha 124-Vila Marinho/Av. Brasil/T1/Centro, que era operada pelas empresas AÇAÍ e VIA VERDE, está sendo operada somente pela empresa AÇAÍ
Linha 121-Vila Marinho/T1/Centro está sendo operadas pela empresa AÇAI
Linhas 200-Dom Pedro/Djalma Batista/Centro e 212-Jardim de Versalhes/T2/Cachoeirinha estão sendo operadas pela empresa VIA VERDE.
Informações: Em Tempo
0 comentários:
Postar um comentário