Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Cuiabá, Vagões do VLT 'desfilam' pela Cidade

sábado, 9 de novembro de 2013

A primeira composição de três vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) esteve em um desfile público pelas principais avenidas de Cuiabá na manhã desta sexta-feira (8) e gerou congestionamento por onde passou. O futuro meio de transporte coletivo da capital ficou cerca de meia hora exposto para a população em frente à Praça das Bandeiras, na Avenida do CPA. Após a exposição o VLT foi rumo a Várzea Grande, onde será alojado até a inauguração da via permanente, em 2014. 

Os três caminhões, que comportavam um vagão cada, sairam do Porto Seco (Distrito Industrial) por volta das 6h30. As equipes de batedores, agentes municipal de trânsito (amarelinhos) e guarda municipal de trânsito organizavam a passagem do 1º composição do VLT, que causou congestionamentos, já que o caminhão só podia andar com velocidade máxima de 40 quilômetros por hora.
O secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimaraães não participou do evento, como era esperado. Apenas o presidente da Mac Logística, Everaldo Barros, responsável por todo o trajeto do VLT (da Espanha a Cuiabá), esteve presente para a amostra. “O manuseio da carga foi delicado por não poder haver içamento e a nossa desafio era garantir a integridade do veículo, conseguimos”, explicou o presidente da Mac. Além revelar que as próximas entregas serão em lotes maiores de sete módulos e o total de 40 composições, tendo 120 vagões. 

 Na exposição do VLT pessoas que passavam vislumbravam uma Cuiabá melhor, com transporte eficiente, moderno e eficaz para a população. O advogado Antônio Carlos Júnior,34, acredita que “ a capital tem muito a ganhar com esse investimento na mobilidade urbana, mesmo não sendo finalizado para 2014 o legado será maior do que a Copa do mundo”. 

A estudante Julia Karen, 24, tem receios com a forma que o VLT irá funcionar para a população. “Está muito atrasado as obras, já chegou os vagões, mas e os trilhos?”, questiona ela. “É uma boa pra capital esse novo meio de transporte. Porém têm o preço, se o valor do ônibus está um absurdo, tem gente que não terá condições de pagar”. Ainda demonstra preocupação com as obras que “vão ficar inacabadas, se tivesse trabalhado bem no que foi investido teria condições de terminar a tempo da Copa, pelo menos”, finaliza a jovem. 

O vagão seguiu para o Centro de Manutenção (CM) em Várzea Grande onde ficará acomodado para testes (freio, ar condicionado, eletrônicos). 

Por Valquiria Castil 

Fotos: Mary Juruna | Informações: Circuito MT

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960