A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) realizou ontem, em sua sede, encontro com representantes da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU). Na pauta do encontro, as obras do Corredor Metropolitano de Guarulhos que ligará a cidade ao bairro do Tucuruvi em São Paulo.
O corredor de ônibus é uma obra de responsabilidade da estatal Paulista, que vem sendo executada pela construtora Ferreira Guedes, e terá 30,5 km de extensão. De acordo com o engenheiro da EMTU, Roberto Carlos Fazilari, o corredor reorganizará a rede de transporte coletivo na região, bem como melhorará o tempo de viagens, já que os horários deverão ser respeitados.
Leia
também sobre:
A diminuição do tempo de viagem será alcançada, segundo Fazirali, por conta de uma série de fatores positivos, como: piso mais adequado, ônibus articulados com capacidade de transportar mais passageiros, melhoria e adequação do sistema viário ao longo do corredor, mudanças no sistema de iluminação, entre outros. “Se tem crescimento de demanda, tem que ter crescimento em infraestrutura”, completou.
Fazirali disse que o corredor interligará importantes pontos como Metrô, CPTM e a avenida Jacú Pêssego. O engenheiro disse ainda que a EMTU removerá 329 árvores e transplantará outras 101 como parte do entendimento da estatal com a Prefeitura Municipal. Outro fator positivo é que 4.818 mudas serão fornecidas à administração municipal que, também, terá uma compensação financeira para à manutenção das espécies. O engenheiro informou ainda que, mesmo não tendo sido contemplado em seu projeto original, trechos do corredor ganharão ciclovias.
O presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, disse que é essencial que as administrações públicas priorizem o transporte coletivo. No caso do corredor guarulhense, Taiar informou que pretende reunir-se com representantes de outras instituições para conhecerem melhor o projeto. “Apesar da obra já ter sido iniciada, considero que poderemos contribuir para sua execução. Por isso, pretendo unir forças com outras entidades de nossa cidade”, falou.
Também participaram do encontro o engenheiro da EMTU, Luiz Eduardo Balau; o gerente da construtora Ferreira Gues, Ricardo Araújo de Oliveira; do vice-presidente da Facesp, Wilson Lourenço, e empresários.
As obras do corredor metropolitano estão previstas para terminar no final de 2014.
Informações: Guarulhos Empresarial
0 comentários:
Postar um comentário