Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Velocidade média dos ônibus de São Paulo sobe 45% após criação de faixas exclusivas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aponta que a velocidade média dos ônibus de São Paulo subiu 45,7% após a implantação dos primeiros 77 trechos de faixas exclusivas para o transporte coletivo. Segundo a CET, num universo de cerca de 60 quilômetros, o desempenho médio dos ônibus passou de 14,3 km/h para 20,8 km/h - para o cálculo, foram desconsiderados os trechos de vias segregadas inferiores a 300 metros.

Em cada uma das faixas pesquisadas a medição foi feita uma semana antes da implantação da faixa exclusiva e ao longo da primeira semana de ativação do trecho. Um dos pontos com melhor resultado é a faixa exclusiva da avenida Dr. Arnaldo, inaugurada no dia 10 de julho. Uma semana antes, a medição da CET realizada nos horários de pico da manhã e da tarde apontou uma velocidade média de 6 km/h, entre a rua Cardoso de Almeida e 180 metros após a rua Teodoro Sampaio. Na semana seguinte, após a implantação da faixa, a velocidade subiu para 14,5 km/h, um aumento de 143,7%.


"Conseguimos imprimir grande velocidade às faixas. Chegamos a imprimir 48% de incremento da velocidade, superamos a marca de 20 km/h de média. Então isso mostrou para o morador de São Paulo que ele pode contar com o transporte público. Isso equilibrou o jogo que estava muito desequilibrado a favor do transporte individual motorizado", afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Pesquisa feita a pedido da prefeitura aponta que as faixas exclusivas têm a aprovação da maioria dos paulistanos. Segundo a pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor da iniciativa. Entre os usuários frequentes de carro, a aprovação chega a 86%. Os resultados coincidem com uma pesquisa do Datafolha sobre o mesmo tema, que registrou aprovação de 88% dos 823 entrevistados, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam automóveis.

"Precisamos reorganizar o trânsito de São Paulo e a implementação das faixas é uma forma de dar valor e regularidade às linhas de ônibus da cidade. Justamente por isso, faixas exclusivas e corredores têm de ser encaradas como um lugar sagrado para os ônibus", afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Informações: Portal Terra

Leia também sobre:
·         Metrô São Paulo
·         SPTrans
·         EMTU-SP

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960