Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Novos ônibus começam a circular em Santo André

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Serão colocados em circulação hoje 75 novos ônibus que irão atender a 12 linhas municipais de Santo André. Todos os coletivos são zero-quilômetro e adaptados para o transporte de deficientes físicos.

Com a renovação, a cidade passará a ter 50% da frota com acessibilidade. Ao todo, o município conta com 404 veículos para o transporte público. Dos novos ônibus, 50 são do tamanho convencional, com cerca de 13 metros, e 15 têm medidas intermediárias – cerca de 11 metros.

Todos os coletivos serão utilizados pelo consórcio União Santo André, que opera 33 itinerários. Não há previsão de renovação da frota da operadora do lote 2, a Expresso Guarará. “Essa empresa vem progressivamente fazendo a modernização e substituição dos ônibus, mas não tenho o cronograma para este ano”, diz o gerente-geral da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), Luiz Marcondes de Freitas Júnior.


O diretor da SATrans, Leandro Petrin, explica que os carros serão colocados nos trajetos que não ofereciam veículos acessíveis. A frota será colocada nas linhas I-02 (Cidade São Jorge/Ana Maria), T-12 (Alzira Franco/Centro), T-14 (Ana Maria/Centro), T-15 (Mário Covas/estação central), T-16 (João Ramalho/Ipiranguinha), T-17 (Alvorada/estação central), T-23 (São Jorge/estação central), T-27 (Condomínio Maracanã/estação central), T-27 (Vila Suíça/estação central), U-22 (Capuava/estação central), B-11 (Paraíso/Vila Guiomar) e B-21 (São Jorge/Campestre).

“Os ônibus são mais confortáveis para os usuários, já que possuem encostos mais longos e fazem menos barulho”, comenta Petrin. Segundo ele, os coletivos são equipados com motor cuja tecnologia permite a redução de 80% na emissão de materiais particulados ao ar e 63% de óxidos de nitrogênio. Outra vantagem, comenta o diretor da empresa gestora do transporte municipal, é que no interior das carrocerias há mais espaços nos assentos preferenciais para gestantes, deficientes, idosos e pessoas com crianças de colo. Também serão utilizados rastreadores por GPS para monitorar as viagens feitas pelos motoristas.

As empresas municipais de Santo André transportam mensalmente cerca de 5,2 milhões de passageiros, o que equivale a 173 mil viagens por dia, aproximadamente.

Bilhete Único começa a funcionar como cartão de crédito pré-pago

O Bilhete Único Andreense começou a funcionar nesta semana como cartão de crédito pré-pago. O recurso é oferecido por meio de parceria da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) com a MasterCard e a empresa Super – que executa a parte operacional.

Apesar da inovação, ainda não é possível recarregar o Bilhete Único pela internet, o que deverá começar a ser disponibilizado nos próximos meses. O vice-presidente de novos negócios da MasterCard, Alexandre Magnani, explica que o cartão pode ser usado mesmo por quem não tem conta bancária. “O objetivo é oferecer facilidade para quem ainda utiliza o papel moeda”, comenta. A recarga pode ser feita pelo site www.contasuper.com.br ou ainda por boleto bancário e depósito.

Passageiros que já têm o Bilhete Único comum não conseguem utilizar o recurso. Para isso, precisam solicitar o novo cartão. O vice-presidente de marketing da Super, Luiz Almeida, estima que cerca de 250 mil pessoas utilizem o sistema na cidade.

O gerente-geral da Aesa, Luiz Marcondes de Freitas Júnior, afirma que a recarga do tíquete pela internet só deverá ser disponibilizada depois de o sistema ser totalmente implantado e a substituição do UrbanPass, concluída, o que deve ocorrer até o fim do ano. 

Fábio Munhoz 
Do Diário do Grande ABC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960