Há um mês o Metrô-DF tem destinado um carro exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência. Adotado em atendimento à Lei Distrital 4848/2012, a operação teve início no dia 1º de julho. Funciona de segunda a sexta-feira, no pico da manhã e da tarde, no período das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15. Para usufruir o direito, os usuários referidos pela lei devem utilizar sempre o primeiro carro do trem, o chamado carro líder, localizado logo após a cabine do piloto.
Desde a implantação, foram poucas as manifestações registradas pelos usuários. Na ouvidoria do Metrô-DF, apenas oito reclamaram contra a medida. Os demais contatos foram para elogiar a implantação, pedir informações e solicitar mais fiscalização para impedir que os homens, que não possuem deficiência, entrem no carro exclusivo.
Neste primeiro mês, o principal objetivo do Metrô-DF foi informar o usuário da Lei Distrital. Mais de 600 agentes de segurança e de estação foram treinados para prestar atendimento especial aos beneficiados e informar o público em geral. A presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, avalia que o primeiro mês foi positivo e que a maioria dos usuários respeitou a adoção do carro exclusivo. “Nosso objetivo é sempre a satisfação do usuário. A iniciativa tem sido positiva, e tem ganhado a adesão do público. Os usuários ainda estão se adaptando às regras e esperamos que, com o tempo, a cultura de respeito aos direitos se solidifique cada vez mais”, afirmou.
A Companhia continua prestando informações por meio de campanha educativa. O piso das plataformas está adesivado com a sinalização do carro exclusivo e avisos sonoros são emitidos nas estações nos intervalos entre os trens, com mensagens sobre o uso do novo carro. Além disso, também tem sido distribuídos panfletos nas estações.
Apesar de não haver punição para aqueles que descumprem a lei, o Metrô-DF, além da atuação por meio de seus empregados, tem contado também com o apoio dos próprios usuários, no sentido de preservar os direitos concedidos.
Informações; Metrô DF
0 comentários:
Postar um comentário