Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Curitiba terá centro de pesquisa em mobilidade urbana

domingo, 28 de julho de 2013

A Prefeitura de Curitiba irá integrar um centro de excelência em mobilidade urbana, que está sendo montado para desenvolver pesquisas e buscar soluções inovadoras nas áreas de mobilidade e transporte público. O prefeito Gustavo Fruet assinou um termo de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) para a integração a esse centro, que terá a participação da Urbs.

Participaram da assinatura do convênio, no gabinete do prefeito, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; o vice-reitor da PUC, Paulo Mussi Augusto, o secretário de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi, e o presidente da Urbs, Roberto Gregorio da Silva Junior.

A assinatura do acordo tem como objetivo o envolvimento da universidade na busca por soluções para a área de mobilidade. “O que nós pretendemos é desenvolver soluções e inovações para a melhoria do serviço de transporte coletivo e outros serviços que a cidade utiliza. Para isso reunimos as principais instituições de ensino, com tradição neste segmento, para iniciar a configuração deste projeto”, declarou Roberto Gregório .
O acordo prevê o desenvolvimento de projetos de pesquisa, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores das duas universidades, que trabalhão de acordo demandas da Prefeitura. “A Urbs irá funcionar como elemento indutor. Primeiro oferecendo os problemas, os desafios para a academia desenvolver. Queremos ser o grande campo de testes e de aplicações destas inovações, no sentido de manter Curitiba na vanguarda dos avanços na área de mobilidade urbana”, disse Roberto Gregorio.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, disse que a universidade está aberta para cooperar com a Prefeitura. “A partir das demandas que forem surgindo, vamos construir projetos específicos, termos de cooperação pontuais, com recursos e a estrutura de pesquisa da universidade. É com estes núcleos que, a partir de agora, nós vamos trabalhar, de forma integrada com a Urbs e a PUC”, disse.

O centro de excelência em mobilidade urbana irá funcionar dentro do Tecnoparque, um complexo de empresas de tecnologia, existente na Pontifícia Universidade Católica. 

Segundo o vice-reitor da PUC, Paulo Mussi Augusto, embora o centro seja especificamente voltado para a mobilidade, outros setores devem se envolver no projeto. “Nós temos a necessidade que outros setores da universidade se envolvam na busca de soluções inovadoras para esta área, entre eles, a área de transporte, de informática, de gestão”, comentou.

A Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que amplia os benefícios fiscais do Programa Tecnoparque para toda a área do município de Curitiba.

Informações: Prefeitura de Curitiba

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960