Depois de uma votação acirrada pela manhã, uma nova assembleia na tarde deste sábado (18) confirmou a greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Teresina (PI). A partir de 0h de segunda-feira (20), só 30% da frota deve circular nas ruas da capital, prejudicando o transporte de milhares de pessoas.
Foto: Evelin Santos/Cidadeverde.com |
Por conta dos horários de trabalho da categoria, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) promove duas assembleias. Pela manhã, houve empate técnico de 85 votos a favor e 82 contra. Porém, no final da tarde, a reunião com a outra parte dos motoristas e cobradores aprovou a paralisação.
Empresários e trabalhadores negociaram durante todo o mês, com quatro rodadas de reuniões na delegacia regional do trabalho. A categoria pedia 15% de aumento, enquanto os patrões ofereciam metade e chegaram a elevar a proposta. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) interferiu e propôs 9,05% na última sexta-feira, índice que deixou parte dos trabalhadores em dúvida.
Com a confirmação da greve, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) fará plantão a partir de 8h da manhã deste domingo (19) para cadastrar veículos alternativos, que precisam estar caracterizados, licenciados, e estarem em dia com todos os itens de segurança. Além disso, o motorista precisa estar regularmente habilitado.
Por Fábio Lima
Informações: cidadeverde.com
0 comentários:
Postar um comentário