O passe livre no transporte coletivo de João Pessoa será uma realidade para os 65 mil estudantes da rede municipal de ensino a partir do próximo mês, quando a atual gestão completa 100 dias. A promessa foi feita nesta quarta-feira (27) por Zenedy Bezerra, chefe de gabinete do prefeito Luciano Cartaxo. Ele recebeu uma comissão de alunos que após realizarem passeata, protestaram em frente ao Paço Municipal. Cerca de 350 estudantes participaram da mobilização que saiu do bairro de Tambiá e seguiu até o Paço Municipal.
“Ainda não estamos satisfeitos, porque a meta é estender o benefício para todos os estudantes que residem em João Pessoa, inclusive os que estão matriculados nas redes estadual e federal. A proposta é ampliar a gratuidade na Região Metropolitana. Nossa luta não acaba aqui”, declarou. Ele relatou que essa reivindicação foi feita, mas não houve sinalização de que será atendida. “A justificativa é que o município não pode tirar recursos da Prefeitura para suprir a demanda da rede estadual”, afirmou o diretor da Associação Paraibana de Estudantes Secundaristas (Apes) Athamir Araújo.
Para a estudante do 1º ano do ensino médio Maria Karollayne Macêdo de Souza, 14, a gratuidade no transporte coletivo para todos os estudantes (não só para os da rede municipal) é importante, porque a maioria dos alunos da rede pública é carente. “Moro no bairro Colinas do Sul e estudo no bairro Costa e Silva. Mesmo pagando meia-passagem, tem um custo para os meus pais. Com o passe livre, poderemos economizar esse dinheiro e investir em outras coisas da casa”, opinou. Lucas Matheus Nascimento, 15, que cursa o 1º ano do ensino médio, concordou com a colega. “O passe livre é um direito dos estudantes”, completou.
0 comentários:
Postar um comentário