Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Aplicativos mostram em tempo real onde está seu ônibus em SP

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Aplicativos para smartphone podem acabar com o mistério dos pontos de ônibus, mostrando se o veículo está próximo e quanto tempo levará para chegar. Vários programas gratuitos utilizam a internet para municiar os usuários com dados sobre localização aproximada dos veículos, traçar rotas e até avaliar a qualidade do transporte público. Veja os testes de algumas opções disponíveis para São Paulo e também um álbum com diversas alternativas disponíveis no Brasil.

Urbanoíde
Traz informações (fornecidas por SPTrans, Metrô e CET) sobre as condições dos transporte público no momento, na cidade de São Paulo. Com ele, é possível saber se ônibus está próximo do seu ponto, com a exibição em um mapa (atualizado a cada 1min30s) do itinerário. Inclui dados sobre a situação do trânsito na cidade. No teste feito pelo UOL Tecnologia, o ônibus exibido no aplicativo apareceu no ponto pouco tempo depois do anunciado. Também é possível saber a extensão do trajeto, os horários dos ônibus nos dias úteis e finais de semana e se um veículo foi adaptado (com acesso para pessoas com necessidades especiais).  Sua interface carece, em algumas páginas, de uma melhor adaptação para smartphones – isso em alguns casos, há dificuldade para leitura e navegação. 

Onde está o meu ônibus? 
Se você já ficou parado no ponto durante um tempão fazendo justamente essa pergunta, o Onde Está Meu Ônibus? pode ajudá-lo. É só fazer uma busca pela linha (Pinheiros, por exemplo) e selecionar o ônibus que você costuma pegar. Ele mostra no mapa o trajeto e a localização aproximada do veículo naquele momento. Permite regular a atualização entre dez segundo a cinco minutos. Também é possível saber se o veículo está adaptado para o uso de cadeirantes, informação confirmada no teste feito pelo UOL Tecnologia, com a chegada do veículo ao ponto. Para facilitar o acesso em futuras buscas, o usuário pode marcar uma linha como favorita.

Moovit
Classificado por seus desenvolvedores como um "aplicativo de navegação social para transporte público", o Moovit cria uma comunidade de usuários que compartilham informações durante suas viagens. Ele aponta rotas e linhas de ônibus, trem e metrô. Logo que você baixa o aplicativo, ele identifica a sua localização e a exibe em um mapa. O usuário escolhe a origem e o destino, e o programa mostra o percurso, o tempo de duração e quanto andará a pé. Algumas informações são meio truncadas: frases como "vire noroeste na rua avenida Paulista".


Durante o trajeto, é possível fazer um relatório, informando questões como atraso, lotação, limpeza e até classificar a educação e a prudência do motorista, dados compartilhados com outros usuários. No Brasil, além de São Paulo, também está disponível para o Rio de Janeiro. Ele funciona em países como Estados Unidos, Canadá, Itália e Espanha.

OnibusSP Free Edition 
Permite pesquisar linhas de transporte público por número ou nome, exibindo os itinerários em um mapa. O aplicativo mostra a localização atual do usuário e a área aproximada dos veículos que fazem a linha, facilitando a programação para quem quer pegar um ônibus. Porém, não espere acompanhar em tempo real na tela do smartphone o movimento de sua condução. Para visualizar a atualização com frequência, só tocando várias vezes no ícone da seta. Tem integração com as contas de Twitter da SPTrans, Sul América, Trânsito SP, Metrô e CPTM, com informações sobre as linhas e sobre as condições de trânsito na cidade. Exibe a situação dos ramais de Metrô e traz um mapa (bem difícil de visualizar) com as estações e suas conexões.

Por Daniel dos Santos Do UOL, em São Paulo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960