Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Greve de ônibus em Juiz de Fora pode acabar neste nono dia de paralisação

quarta-feira, 13 de março de 2013

Apesar da expectativa por um acordo, a greve dos motoristas e cobradores chega nesta quarta-feira (13) ao nono dia em Juiz de Fora. Nesta terça, após duas horas de reunião no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o índice de 10,63% de reajuste linear, sugerido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na última quinta-feira, foi aceito tanto por empresários quanto por trabalhadores, que realizaram duas assembleias, uma pela manhã outra à tarde. O impasse deve-se à forma de pagamento. A Astransp defende o repasse imediato do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 6,3% e o escalonamento, a partir de agosto, da diferença de 4,33% e do retroativo referente a fevereiro e março.

Já o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sinttro) não abre mão do pagamento total e imediato. Conforme o presidente do sindicato, Adilson Rezende, o assunto voltará a ser discutido na porta das garagens nesta quarta. Após o encontro, o sindicato anunciou a intenção de recorrer da decisão do TRT e tentar, na Justiça, a redução de 80% para 50% da frota em circulação, enquanto durar o movimento. Segundo a advogada Elizângela Nascimento, o recurso pode ser ajuizado nesta quarta.

O chefe de Relações do Trabalho do MTE, Sérgio Nagasawa, definiu o impasse como um "ajuste fino" e lamentou que o acordo não tenha sido fechado. Também presente ao encontro, o secretário de Transportes, Rodrigo Tortoriello, confirmou a circulação mínima de 80% da frota na terça e definiu a participação nas discussões como forma de chegar a um entendimento, por meio do diálogo. "A única coisa que não queremos é que a desordem seja instaurada, e que a população seja extremamente prejudicada, porque prejudicada ela será em algum momento." Tortoriello reconheceu que o sistema de transporte precisa melhorar. Afirmou que está trabalhando para isso, mas ponderou que não é possível revolver tudo de imediato.

O procurador do trabalho, José Reis Santos Carvalho, integrante do Ministério Público da União, preferiu não comentar o assunto. Antes da reunião e mediante uma possível falta de acordo, o presidente do Sinttro chegou a ameaçar colocar os ônibus nas ruas com as roletas travadas. Ao final da mediação, porém, disse que a possibilidade será "amadurecida". Ainda no MTE, Adilson convocou os militantes a irem para a porta das garagens nesta quarta.

O presidente da Astransp, Fernando Goretti, destacou o ganho real da categoria, superior a 4%, afirmou que os trabalhadores não terão prejuízo com o acerto escalonado, destacou os benefícios sociais garantidos e reclamou da mudança de posicionamento da categoria. Segundo Goretti, caso o Sinttro decida pelo recurso, a Astransp está disposta a manter o caso na Justiça.

Clima
Durante a assembleia da manhã, o clima foi amistoso. A diretoria do Sinttro sinalizou interesse em aceitar o índice proposto pelo TRT, mas ressaltou que a decisão seria tomada em conjunto com a categoria. "Politicamente, o sindicato foi ao extremo, que é o Tribunal. Se tivéssemos mais instâncias a percorrer, podem ter certeza que iríamos atrás. Mas, chegamos ao último ponto", afirmou o presidente Adilson Rezende. "Esta é a proposta que temos. Queremos saber se aceitamos ou vamos para dissídio", continuou. "Mas, antes precisamos deixar todos vocês cientes do que pode acontecer."

Foi em tom de alerta, que o advogado do Sinttro, Rodrigo Vidal, assumiu a palavra e destacou todas as vitórias que a categoria conseguiu até o momento. "Quando começaram as reuniões, antes de irmos ao MTE, a Astransp oferecia 3% de reajuste. Foi com muito custo que chegamos ao índice de reposição da inflação (INPC) de 6,3%. E graças à luta de vocês, este percentual chegou a 10,63%", destacou. "Se as negociações forem para dissídio, este índice pode diminuir", alertou.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960