Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Santo André, Bilhete Único no transporte público será implantado em 90 dias

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Santo André implantará sistema de Bilhete Único no transporte público em 90 dias. A decisão ocorreu ontem, durante reunião entre o prefeito, Carlos Grana (PT), e os empresários das concessionárias de ônibus que atuam na cidade.

Os donos das empresas pediram três meses ao chefe do Executivo para adequarem o sistema de bilhetagem atual para, assim, colocarem o projeto em prática no mês de maio. A integração tarifária foi promessa de campanha do petista durante a eleição municipal.

"Existem alguns ajustes técnicos que precisam ser equacionados. Por isso, não vão conseguir realizar essa operação de imediato", disse o prefeito.

O modelo de Bilhete Único escolhido para o município é similar ao utilizado em São Bernardo, onde os munícipes podem embarcar em até três ônibus dentro do período de 90 minutos, pagando apenas uma passagem. "A ideia é fazer algo semelhante, mas ainda definiremos algumas particularidades do sistema em nossa cidade", comentou Grana.

Cada linha terá um período específico para valer a integração, por exemplo, mas os usuários poderão fazer quantos embarques forem necessários nesse tempo.

Carlos Grana garantiu que a implementação de integração no transporte público municipal não irá acarretar em aumento na tarifa. Em dezembro, o município subiu a passagem de R$ 2,90 para R$ 3,30. "A Prefeitura vai buscar solução para a gratuidade (no valor das passagens, que muitas vezes não é repassada às empresas) na transferência pelo Bilhete Único e, em contrapartida, os empresários vão implementar o sistema.", afirmou o petista.

É uma das primeiras promessas de campanha do chefe do Executivo que está sendo colocada em prática. Grana festeja a previsão para o projeto sair do papel. "Estou comemorando o compromisso que as empresas assumiram. Para aqueles que acreditavam que não seria possível ter Bilhete Único em Santo André, estamos mostrando que conseguiremos fazer. Por mim, em um mês, já estaria em funcionamento, mas os empresários pediram mais tempo. O mais importante é que haverá a integração. Isso está garantido."

O prefeito ainda prometeu outras melhorias aos usuários de ônibus da cidade. "Não vamos parar nisso. Além do Bilhete Único, vamos buscar alternativas para melhorar qualidade do transporte público. É apenas o primeiro passo. Temos várias ações a serem realizadas nessa área", disse o prefeito.

O presidente da Aesa (Associação das Empresas de Transporte de Santo André), Ronan Maria Pinto, discorreu sobre a importância da modernização do transporte público, "Entendemos a necessidade de atender essa demanda solicitada pelo prefeito. Quem precisa de ônibus no dia a dia será o maior beneficiado. Isso nos deixa orgulhosos", salientou.

Além da integração tarifária, as empresas planejam colocar em prática outras melhorias, como GPS nos carros, informações via SMS nos celulares e painéis de LED nos pontos.

OBRA GRANDIOSA
O prefeito Carlos Grana aguarda agenda com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior (PT), em Brasília, para detalhar o "projeto grandioso" para a Mobilidade Urbana da cidade, o qual divulgou no mês passado. "É algo que irá beneficiar as sete cidades da região, mas ainda está passando por seleção no ministério", disse, sem pormenorizar a iniciativa.

O petista também afirmou que busca reunião com Estado e governo federal para discutir a viabilidade da linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que prevê ligar Santo André a Guarulhos. "É tema prioritário para a cidade." A intenção é que o ponto inicial do trecho seja na antiga Estação Pirelli, na Vila Homero Thon, fechada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) desde 2006.

Por Beto Silva e Cadu Proieti

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960