O Sindicato das Empresas de Ônibus (Seopa) protocolou na tarde desta sexta-feira na EPTC um pedido de reajuste das tarifas da Capital. O aumento reivindicado é de 15,8%, o que representaria um acréscimo de R$ 0,45 no valor das passagens, totalizando R$ 3,30. O principal argumento do sindicato é a queda no índice de passageiros pagantes por quilômetro rodado (IPK).
De acordo com o Seopa, desde julho de 2011, quando foi implantada a segunda passagem gratuita, o número de isentos chegou a 33% do total de usuários. Neste percentual, também estão incluídos idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, estudantes e professores, que pagam meia tarifa.
Em nota, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforçou que só vai realizar um estudo técnico do aumento na tarifa após manifestação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), considerando a medida cautelar que questiona um dos itens da metodologia de cálculo da planilha tarifária. O TCE ainda não tem um prazo para avaliar o pedido.
0 comentários:
Postar um comentário