No último domingo, o Metrô-DF suspendeu o atendimento à população para testar o novo sistema de operação, o Automatic Train Operation (ATO). Segundo a equipe técnica, os testes apresentaram resultados positivos e os requisitos de segurança foram atendidos. Com a avaliação, foi confirmada a expectativa de iniciar, a partir do próximo mês, a operação com o ATO, em modo experimental, mas somente nos ramais de Ceilândia e Samambaia nos horários das 9h30 às 16h30, e aos domingos.
Os testes foram realizados sem interrupções entre as estações Ceilândia, Samambaia e Feira do Guará. Dez trens foram colocados em operação com o novo sistema.
A implantação do ATO deve dar mais precisão à condução dos trens e os pilotos passarão a ter uma função de supervisão, atuando em situações estratégicas. Segundo o Metrô-DF, o novo sistema também possibilitará prever com precisão os intervalos entre os trens. Ele ainda proporciona o alinhamento automático dos trens nas plataformas de embarque, com a abertura e fechamento automático das portas. Tudo será controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que tem uma visão geral de todo o sistema.
O objetivo é reduzir o tempo de viagem com economia de 5% de energia, apresentando mais eficiência na condução dos trens.
Mais um teste será realizado em toda a via, em outro domingo, mas ainda vai ser definido pela Companhia.
0 comentários:
Postar um comentário