A eleição de novos prefeitos pode começar a alterar os projetos de mobilidade urbana, com vistas à Copa do Mundo de 2014. Até recentemente, o lobby das empreiteiras vinha conseguindo impor projetos de metrô em várias cidades-sede como soluções emergenciais, quando há alternativas que transportam muito mais passageiros, por uma fração do custo. Uma delas é o BRT, sistema conhecido como Bus Rapid Transit, que revolucionou o sistema de transporte de cidades como Bogotá, na Colômbia.
Em Curitiba, que já tem um sistema modelo de transportes, o prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) foi o primeiro a questionar a imposição do metrô. Em entrevista, ele afirmou que pretende estudar a melhor alternativa. É também muito provável, que, em Salvador, ACM Neto (DEM) pise no freio em relação ao projeto do Metrô na Avenida Paralela, substituindo o mesmo pelo sistema BRT.
Informações: Brasil 247
2 comentários:
Que o modal por trilhos, seja pelo metrô ou trem é muito mais atrativo pela quantidade de usuários transportados, sem dúvida. Mas, neste caso do metrô Curitibano realmente é de se reavaliar, pois o projeto prevê sua instalação num eixo onde já existe um modal BRT em atividade. É muito melhor, MODERNIZAR o modal existente com novas estações com mais conforto e operacionalidade aos operadores e usuários e agregar mais ônibus nas rotas, do que implantar o metrô. Outra característica que põe o BRT melhor que o metrô é a possibilidade do modal continuar em operação quando de problemas, caso que no metrô e trens não é consensual quando dos problemas de quedas de energia e quebra de composições, em que estações inteiras ficam superlotadas pela interrupção nas linhas até a resolução dos problemas. Nesse ponto o BRT é imbatível.
Mas esse trecho é justamente o mais carregado de todo o sistema!
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