Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Rio, Vans serão proibidas de circular na Avenida Brasil

domingo, 21 de outubro de 2012

A prefeitura vai licitar de uma única vez o sistema de vans para todas as regiões da cidade, com exceção da Zona Oeste, onde já foi realizada a concorrência pública. A novidade é que o transporte alternativo terá horários para circular e não vai passar pelos grandes corredores, como as avenida Brasil, Rio Branco e Presidente Vargas. Os topiqueiros também serão obrigados a oferecer equipamento para o uso do Bilhete Único. O edital deverá sair até 15 de novembro.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
“É um transporte complementar que tem que ter horário. Não é táxi, que a pessoa trabalha na hora que quer. No caso de van, não pode ser (assim). Se a gente está pegando uma área da cidade que não tem nenhum transporte, então ela (van) vai entrar onde tem espaço. Eu não exijo isso dos ônibus? Eles (topiqueiros) não querem ser formalizados? Não querem entrar na regra? A regra é essa: não pode circular a hora que quer pelo percurso que quiser”, antecipa o prefeito Eduardo Paes, com exclusividade para O DIA.

Na avenida Brasil,  em Bonsucesso, vans concorrem com ônibus e embarcam passageiros no meio da pista da via expressa, atrapalhando o trânsito.

Hoje, há 450 contratos individuais assinados na Zona Oeste, referentes a 13 lotes licitados, e cerca de 5.500 vans no cadastro. “A gente tem um superproblema, que é o negócio das vans. É uma área sob intervenção do prefeito. Onde tem transporte, não precisa de van. O modelo é de licitação individual, de transporte complementar, alimentando os grandes troncos, os grandes modais. Não vai ter nenhuma van fazendo grandes corredores. Vai ter horário de circulação, noturno, diurno”, detalha.

Força-tarefa vai fiscalizar

De acordo com o prefeito, será montada força-tarefa para fiscalizar vans. O grupo terá integrantes do Ministério Público, da Justiça e da Secretaria Estadual de Segurança Pública. “Vamos organizar o sistema e acabar com eventuais delinquentes deste sistema”, completa o prefeito.

Em nove meses, 1.287 vans punidas

De janeiro a setembro, motoristas de 1.287 vans cadastradas na prefeitura foram punidos por irregularidades. A maioria estava sem documentação completa, com a vistoria vencida ou apresentou veículo em mau estado. As operações foram feitas pela Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria de Transportes. No mesmo período, 451 vans, que circulavam sem autorização do município, foram paradas e levadas para depósito público.

Manifestantes serão excluídos

O prefeito ameaça tirar da licitação topiqueiros que participarem de carreatas. Manifestações serão filmadas, e o motorista identificado será excluído da concorrência. A fiscalização das vans será chefiada pelo ex-titular da Draco, delegado Claudio Ferraz, que atuou no combate às milícias.

“Se eu vir uma carreatazinha, vai ter fotografia e não participará da licitação. Minha sugestão é que não o faça”, ameaça o prefeito.

Informações: O Dia Online

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

2 comentários:

Unknown disse...

Sensacional. Esses caras se sentem os donos da rua, fazendo o que querem. Tava na hora de alguém dar um basta nisto.

Anônimo disse...

esse prefeito e maluco;vai acabar mal mechendo com quem ta queto.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960