Nesta sexta-feira, 28, a prefeitura dará a ordem de inicio da primeira etapa da obra do BRT da João Pessoa, que terá aproximadamente 3,2 quilômetros de extensão e 29 Estações de Corredor-Padrão BRT. A implantação do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) é um dos principais projetos de mobilidade urbana e de qualificação do transporte coletivo em Porto Alegre. Já estão em plena execução os das avenidas Bento Gonçalves e Protásio Alves.
Nesta primeira etapa do BRT João Pessoa, o piso de asfalto será substituído por placas de concreto, no trecho entre a avenida Bento Gonçalves e a rua Desembargador André da Rocha. O projeto integra a Matriz de Responsabilidade da prefeitura para a Copa do Mundo 2014 e a obra será executada pelo Consórcio Giovanella / CBG (Construtora Giovanella Ltda e Construtora Brasília Ltda), vencedor do processo licitatório. O valor do investimento é de R$ 5.310.565,27 e a previsão do prazo de conclusão é agosto de 2013.
Projeto:
1. Implantação de BRT partindo do Terminal Azenha, passando pela avenida Salgado Filho, descendo a av. Borges de Medeiros até a av. José de Alencar.
2. Estação especial padrão BRT no canteiro central da av. Salgado Filho
3. Requalificação do Terminal Azenha
O que é o Sistema BRT?
É um modo de transporte coletivo sobre pneus, rápido, flexível, de alto desempenho, que combina uma série de elementos físicos e operacionais em um sistema integrado.
Conceito de BRT:
· Ônibus Moderno
· Estações fechadas e seguras, com passagem pré-paga
· Soluções para uma rápida entrada e saída de passageiros,
· Informação aos passageiros e controle de tráfego em tempo real
· Sinal de trânsito prioritário nos cruzamentos
· Corredores exclusivos para ônibus
· Garantia de maior acessibilidade a todos
· Passagem única e livre transferência de passageiros entre linhas de ônibus
Informações: Prefeitura de Porto Alegre
0 comentários:
Postar um comentário