Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

BRS Fortaleza aumenta velocidade dos ônibus e reduz tempo de viagem na Bezerra

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Após a segunda semana de implantação do Serviço Rápido de Ônibus (BRS) na Av. Bezerra de Menezes, que consiste na destinação de faixas preferenciais para transporte público e organização de pontos de parada seletivos, a velocidade operacional dos coletivos aumentou de 12 para 23 km/h e o tempo de viagem reduziu praticamente a metade na maioria dos horários.

Segundo dados da Divisão de Monitoramento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realizado preliminarmente nos ônibus municipais, linhas que costumavam gastar 30 minutos passaram a utilizar apenas 15 ao trafegarem no trecho do corredor preferencial.

Um exemplo dessa redução pode ser observada na linha (086) Bezerra de Menezes/Santos Dumont, que antes de adotar o serviço fazia o percurso da Pe. Ibiapina até a Humberto Monte em 20 minutos, considerando o período da tarde. Agora, a mesma linha faz o trajeto em 10 minutos, permitindo um ganho de 50% no tempo de viagem. No sentido contrário, durante os horários de pico da manhã, também houve redução de 24 para 13 minutos.

Situação semelhante é a da linha (026) Antônio Bezerra/Messejana, que registrou mais rapidez nas viagens desde que passou a circular nas faixas preferenciais.  No sentido centro/terminal, o tempo gasto caiu de 19 para 13 minutos. Já no sentido contrário, saindo do terminal em direção ao Centro, foi registrada redução de 26 para 14 minutos.
 
 Ampliação
 
Com base na avaliação positiva da implantação das faixas preferenciais para transporte público e paradas seletivas na Av. Bezerra de Menezes, a Etufor está estudando a ampliação deste serviço para outros corredores, beneficiando, assim, usuários dos demais bairros da cidade. A expectativa é que ainda em setembro a medida seja adotada nas vias Tristão Gonçalves e Imperador. 
 
Informações: ETUFOR



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960