Estar em circulação nas ruas de
São Bernardo um ônibus municipal híbrido, com dois motores, um diesel e outro
elétrico, que reduz o consumo de combustível e o impacto ambiental. O objetivo
da prefeitura é testar a nova tecnologia, que poderá ser utilizada pelos
veículos municipais nos 12 corredores de ônibus a serem implantados na
cidade.
Técnicos da ETCSBC e SBCTrans - empresas responsáveis pela gestão e
operação do sistema de transporte coletivo -, bem como o fabricante Volvo do
Brasil, acompanharão os testes. Os dois motores funcionam em paralelo ou
independentemente. O motor diesel só entra em funcionamento com o veículo em
movimento, em velocidade superior a 20 km por hora. Quando os freios são
acionados para o veículo parar, a energia de desaceleração carrega as baterias
para acionar o motor elétrico. "Até atingir essa velocidade, somente o motor
elétrico atua, desta forma, não há emissão de gases e o nível de ruído é
praticamente zero", esclareceu o diretor operacional da ETC, Maurício
Thesin.
Corredores
O primeiro corredor de ônibus de São Bernardo será o Leste/Oeste, que ligará a Praça dos Bombeiros, região leste da cidade, com a Rodovia dos Imigrantes, no extremo oeste do município, e já possui recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. Com 20 quilômetros de extensão, o corredor terá faixas exclusivas para circulação de ônibus e paradas acessíveis com plataformas elevadas e informações aos usuários.
Corredores
O primeiro corredor de ônibus de São Bernardo será o Leste/Oeste, que ligará a Praça dos Bombeiros, região leste da cidade, com a Rodovia dos Imigrantes, no extremo oeste do município, e já possui recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades. Com 20 quilômetros de extensão, o corredor terá faixas exclusivas para circulação de ônibus e paradas acessíveis com plataformas elevadas e informações aos usuários.
Ele passará pelas avenidas Francisco Prestes Maia, José Odorizzi e Samuel Aizemberg, que precisará ser duplicada, além da construção de quatro viadutos: um sobre a Praça dos Bombeiros, outro sobre a Rodovia Anchieta, duplicando a capacidade do viaduto Tereza Delta, o terceiro sobre a Av. Robert Kennedy e o último sobre a Av. Humberto de Alencar Castelo Branco. A intenção é que as obras tenham início no primeiro semestre de 2013 e a previsão de término é em 30 meses.
Também serão construídos 11 corredores nas principais vias da cidade, tais como na Estrada dos Alvarenga, avenidas Faria Lima e Senador Vergueiro. O projeto, que conta com financiamento de US$ 125 milhões do BID ( Banco Interamericano de Desenvolvimento), também contempla duas estações de conexões, uma na Estrada dos Alvarenga e outra entre a Estrada Galvão Bueno e a Avenida ServideiDemarchi.
Fonte: ABC Repórter
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