Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

BRT em Uberlândia já é realidade, boas rodovias ligam a cidade a grandes centros econômicos

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Enquanto em Belo Horizonte os projetos do Bus Rapid Transit (BRT) estão em construção, em Uberlândia, o BRT já é realidade. Na Avenida João Naves de Ávila, uma das principais da metrópole do Triângulo, os ônibus circulam em faixas exclusivas e existem 13 estações de passageiros entre o Bairro Santa Luzia e o Centro.

Os passageiros pagam o valor da passagem antes de entrar no coletivo e podem desembarcar em qualquer estação e pegar uma linha para outro ponto da cidade. O sistema agiliza o deslocamento e reduz a fila na roleta.

Uma série de características diferencia o BRTdo modelo de corredores convencionais. A maioria delas tenta replicar a previsibilidade dos metrôs: veículos de alta capacidade (articulados ou biarticulados), estações fechadas e protegidas, cobrança antecipada de tarifa, embarque no mesmo nível do ônibus, vias exclusivas, cuidado com o acabamento interno dos veículos e centros de controle operacional, que permitem indicar ao passageiro o tempo exato de espera.

Uma das vantagens do BRT é o prazo mais curto das obras. Em pouco tempo, é possível fazer com que o projeto seja elaborado e entre em operação em aproximadamente dois anos, enquanto o tempo médio de construção de uma nova linha de metrô pode chegar a nove anos. Esse tempo de implantação do BRT é um dos fatores que pesa a favor da escolha do transporte pelos administradores públicos.

Qualquer investimento em transporte coletivo é bem-vindo e percebe-se que em Uberlândia, o BRT já é um sucesso. Entretanto, os governantes devem entender que sozinho o BRT não é capaz de resolver todos problemas de mobilidade em grandes cidades.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960