Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em São Paulo, Usuários de ônibus elogiam Bilhete Único e criticam superlotação

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O Bilhete Único, sistema que permite aos passageiros usar até quatro ônibus em um período de três horas pagando uma só passagem, tem pouco mais de quatro anos de existência na cidade de São Paulo, mas já faz parte da vida do paulistano. A maioria das pessoas destaca a praticidade e a economia que o sistema trouxe. Mas há quem diga que o Bilhete Único é o responsável pela superlotação do sistema de transporte da cidade, porque mais pessoas passaram a usar ônibus e metrô na cidade. O sistema também já se mostrou vulnerável, pois passageiros passavam o cartão pela janela do ônibus para que outra pessoa usasse o transporte, pagando apenas uma passagem. 

Em uma metrópole como São Paulo, onde as distâncias são gigantescas, muitos trabalhadores chegavam a pagar até seis passagens de ônibus, que custam R$ 2,30 atualmente, para ir e voltar do trabalho. Nesse ponto, o Bilhete Único melhorou a vida de muita gente. É o caso da auxiliar de enfermagem Patrícia Aparecida Lopes, que toma seis ônibus todos os dias. Com a integração, ela afirma que seus gastos com o transporte público caíram. No entanto, a auxiliar de enfermagem reclama da superlotação do sistema e da decisão da Prefeitura de só ser permitir recarga do bilhete em postos específicos. 

- Eu acho que devia ser permitido recarregar na catraca - afirma. 

Patrícia se refere à determinação da prefeitura de permitir a integração apenas aos passageiros que têm saldo no bilhete, o que segundo a administração municipal evita fraudes no sistema. A medida entrou em vigor em 29 de março deste ano.

Para a passageira Sônia Regina de Souza, porém, a opção de usar os postos específicos de recarregamento é melhor por causa da criminalidade. A única reclamação em relação ao sistema é o tempo de uso. 

- Acho que tinha de aumentar o percurso. Às vezes, a gente pega trânsito, chuva - afirma. 

Por causa da integração permitida pelo Bilhete Único, quem deixava de usar metrô ou ônibus, agora opta por tomar mais uma condução para encurtar o tempo de viagem até o trabalho. Isso acabou sobrecarregando os trens e ônibus. A superlotação é facilmente percebida até por quem usa transporte público fora dos horários de pico, como a analista de crédito Érica Regina Gomes Barbosa da Silva.(Leia mais: Cai índice de satisfação de usuários do metrô)

- Como entro às 10h (no trabalho) acabo não tendo tanto problema, mas se sair mais cedo é lotado - diz. (Ouça a declaração da passageira)

Para o passageiro Eduardo Peralta, que usa o sistema há dois anos, o Bilhete Único facilitou bastante a vida e poderia ser adotado em muitas cidades. 

- Para quem depende de condução, ajudou bastante - disse. 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/eleicoes-2008/passageiros-elogiam-economia-proporcionada-pelo-bilhete-unico-mas-criticam-superlotacao-dos-transportes-5002332#ixzz20M79ml2z
 © 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Fonte: O Globo

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

2 comentários:

ALEXANDRO disse...

tomara que no futuro haja um só cartão na região metropolitana de SP! adiós cartão bom, cartão legal,...

Zocateli disse...

Apoiado, Bilhete Único para toda a região metropolitana, chega de BEM, BOM etc etc

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960