O Bilhete Único, sistema que permite aos passageiros usar até quatro ônibus em um período de três horas pagando uma só passagem, tem pouco mais de quatro anos de existência na cidade de São Paulo, mas já faz parte da vida do paulistano. A maioria das pessoas destaca a praticidade e a economia que o sistema trouxe. Mas há quem diga que o Bilhete Único é o responsável pela superlotação do sistema de transporte da cidade, porque mais pessoas passaram a usar ônibus e metrô na cidade. O sistema também já se mostrou vulnerável, pois passageiros passavam o cartão pela janela do ônibus para que outra pessoa usasse o transporte, pagando apenas uma passagem.
Em uma metrópole como São Paulo, onde as distâncias são gigantescas, muitos trabalhadores chegavam a pagar até seis passagens de ônibus, que custam R$ 2,30 atualmente, para ir e voltar do trabalho. Nesse ponto, o Bilhete Único melhorou a vida de muita gente. É o caso da auxiliar de enfermagem Patrícia Aparecida Lopes, que toma seis ônibus todos os dias. Com a integração, ela afirma que seus gastos com o transporte público caíram. No entanto, a auxiliar de enfermagem reclama da superlotação do sistema e da decisão da Prefeitura de só ser permitir recarga do bilhete em postos específicos.
- Eu acho que devia ser permitido recarregar na catraca - afirma.
Patrícia se refere à determinação da prefeitura de permitir a integração apenas aos passageiros que têm saldo no bilhete, o que segundo a administração municipal evita fraudes no sistema. A medida entrou em vigor em 29 de março deste ano.
Para a passageira Sônia Regina de Souza, porém, a opção de usar os postos específicos de recarregamento é melhor por causa da criminalidade. A única reclamação em relação ao sistema é o tempo de uso.
- Acho que tinha de aumentar o percurso. Às vezes, a gente pega trânsito, chuva - afirma.
Por causa da integração permitida pelo Bilhete Único, quem deixava de usar metrô ou ônibus, agora opta por tomar mais uma condução para encurtar o tempo de viagem até o trabalho. Isso acabou sobrecarregando os trens e ônibus. A superlotação é facilmente percebida até por quem usa transporte público fora dos horários de pico, como a analista de crédito Érica Regina Gomes Barbosa da Silva.(Leia mais: Cai índice de satisfação de usuários do metrô)
- Como entro às 10h (no trabalho) acabo não tendo tanto problema, mas se sair mais cedo é lotado - diz. (Ouça a declaração da passageira)
Para o passageiro Eduardo Peralta, que usa o sistema há dois anos, o Bilhete Único facilitou bastante a vida e poderia ser adotado em muitas cidades.
- Para quem depende de condução, ajudou bastante - disse.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/eleicoes-2008/passageiros-elogiam-economia-proporcionada-pelo-bilhete-unico-mas-criticam-superlotacao-dos-transportes-5002332#ixzz20M79ml2z
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Fonte: O Globo
2 comentários:
tomara que no futuro haja um só cartão na região metropolitana de SP! adiós cartão bom, cartão legal,...
Apoiado, Bilhete Único para toda a região metropolitana, chega de BEM, BOM etc etc
Postar um comentário