Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Curitiba, Terminais e estações-tubo terão 622 câmeras de monitoramento

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Rede Integrada de Transporte passará a contar, até julho do ano que vem, com câmeras de monitoramento nos 21 terminais urbanos, no Terminal Guadalupe e nas 364 estações tubo que compõem o sistema. Serão, no total, 622 câmeras já licitadas pela Prefeitura e que fazem parte de projetos do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) em implantação pela Prefeitura.

Além das câmeras nas estações e terminais também os ônibus estão ganhando mais segurança. Em operação a partir de abril, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs já faz o monitoramento on line de todos os ônibus do sistema.Técnicos, agentes e fiscais do transporte acompanham cada ônibus em tempo real, podendo entrar em contato ou receber mensagens do motorista a qualquer momento.

Os ônibus contam com computador de bordo, GPS e dispositivos acoplados à parte elétrica que permitem o monitoramento tanto no CCO na Urbs, quanto nas própria empresas operadoras, o que agiliza intervenções que sejam necessárias. Numa próxima etapa, prevista para ser iniciada ainda neste ano, também policiais do Batalhão de Trânsito e guardas municipais vão ficar no CCO, acompanhando on line o que acontece no trânsito e no transporte coletivo da cidade.

Além de melhorar a operação e o planejamento do transporte coletivo, o CCO também amplia a segurança de motoristas, cobradores e usuários. Os motoristas, por exemplo, dispõem de um painel através do qual podem enviar mensagens ao CCO e à empresa ao mesmo tempo comunicando situações de emergência e solicitando auxílio ou orientação.

No Centro Operacional, por sua vez, técnicos têm condições de saber de imediato qualquer alteração na operação, como por exemplo se o ônibus está parado fora do ponto, se está parado há mais tempo que o devido, se faz alterações na rota ou qualquer mudança não prevista.

A Urbs também está desenvolvendo estudos para implantação de câmeras de monitoramento dentro dos ônibus ampliando ainda mais as medidas já em andamento para melhorar a operação e garantir mais conforto e segurança ao usuário. Vale lembrar que o uso do cartão transporte colabora com a redução de assaltos na medida em que reduz o volume de dinheiro circulando no sistema.
Atualmente estão cadastrados na Urbs 1,3 milhão de cartões transporte. Em torno de 55% dos passageiros utilizam cartão transporte em seus deslocamentos diários.

Polícia Militar – Curitiba vem registrando uma média de 7,2 assaltos a cada 21 mil viagens que são feitas por dia pelos ônibus da Rede Integrada de Transporte. A Urbs faz um acompanhamento permanente, enviando à Polícia Militar um mapeamento dos locais onde ocorrem assaltos deforma a auxiliar na definição de ações da Segurança Pública.

Fonte: URBS

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960