Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Fortaleza, Usuários lotam metrô em seu primeiro dia

terça-feira, 19 de junho de 2012

O primeiro dia da operação assistida do Metrô de Fortaleza (Metrofor) levou a duas certezas: o serviço ofertado agradou os usuários e há a necessidade urgente de campanhas de conscientização e fiscalização mais rigorosa nos trechos onde os trens passam muito perto de comunidades.
Apesar dos problemas, os passageiros aprovaram o novo meio de transporte, que tem capacidade para 450 pessoas por viagem Foto: José Leomar
No segundo caso, a depredação dos vagões com pedradas nos vidros das janelas e a facilidade com que as pessoas atravessam a linha férrea nos pontos onde não há muro de proteção alertam a administração do Metrofor para ações imediatas a fim de coibir tais práticas.

De acordo com o assessor da presidência do órgão, Fernando Mota, em nenhuma hipótese a pessoa pode atravessar a linha do trem, que possui seis mil volts de potência. No entanto, na comunidade do Coqueiral, como a passagem subterrânea estava cheia d´água devido à chuva registrada na manhã de ontem, obstruindo a travessia, mesmo alertados sobre o perigo, estudantes subiram na mureta entre a rua e a linha e, sem medo, corriam de um lado para o outro com a maior naturalidade.

"Eles não ouvem ninguém", avisou a dona de casa, Ozilene Coelho. Ela mora bem próximo ao trilho e conta que o comportamento existe desde a época do "antigo trem". "Além disso, a falta de iluminação na passagem subterrânea facilita a ação dos bandidos, que, dia desses, quase matam um rapaz a pedradas", narra Ozilene.

"Se não fizerem alguma coisa por aqui, todo trem que passar vai levar pedrada", chama atenção a operadora de produção, Eliane Siqueira. Para ela, somente uma campanha permanente nas comunidades próximas aos trilhos, poderá surtir efeito no futuro.

Elogios

Problemas à parte, quem viajou nos trens que fizeram o percurso entre as estações Parangaba e Carlito Benevides, em Pacatuba, das 8h ao meio-dia de ontem, era só elogios ao novo meio de transporte. Até outubro, o trajeto será gratuito e terá duas composições, cada uma com três vagões e capacidade para 450 pessoas por viagem. A novidade levou muita gente a visitar as 11 estações do trecho. Com isso, todas as viagens foram feitas com os trens lotados.
Mesmo em pé, a garçonete Tatiana do Amaral destacou a rapidez - o percurso Fortaleza/Pacatuba é feito em 25 minutos - e o conforto da travessia. "É excelente, não tenho palavras para mais elogios", disse.

Segundo Fernando Mota, alguns problemas, como o vandalismo, são observados durante a fase de testes. "A primeira avaliação é das mais positivas, mas teremos um caminho a percorrer na busca da melhoria e perfeição no transporte público de massa como o metrô", destaca.

Por Lêda Gongalves / Diário do Nordeste

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960