Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Rio+20: Prefeitura do Rio apela para que carros fiquem na garagem nos dias 20, 21 e 22 de junho

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Na contagem regressiva para a Rio+20, a prefeitura apela aos cariocas para que evitem dirigir em vias importantes da cidade nos dias 20, 21 e 22 de junho e usem transporte público. Nesse período, chefes de estado de mais de 100 países estarão na cidade para a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável.

Linhas Vermelha e Amarela, Avenida das Américas e os viadutos da Perimetral e do Gasômetro terão o trânsito afetado pela passagem de mais de 500 automóveis das comitivas oficiais e dos batedores. Nestes dias, todas as faixas reversíveis da cidade estarão suspensas e a Avenida Niemeyer terá, em horários especiais, apenas um sentido.

“Pedimos a compreensão da população. A nossa cidade será uma espécie de capital do mundo nesse período”, explicou o prefeito Eduardo Paes. A orientação dele é que a população evite o trajeto entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim e os bairros da zona Sul, além das rotas de acesso ao Riocentro, onde vai se concentrar o evento.

As Infiltradas
Durante a Rio+20, haverá mais repressão a cracolândias, principalmente no Centro e na Lapa. A Guarda Municipal recebeu informação de polícias de outros países sobre manifestações de ativistas ambientais aqui.

Pelo menos 25 mulheres da Guarda trabalharão infiltradas no Riocentro, onde os chefes de estado vão se reunir. Elas vão monitorar suspeitos. A torre de vigilância usada no Rock in Rio — semelhante a que fica na fronteira do México com os EUA — será instalada no Parque do Flamengo, onde acontecerá a Cúpula dos Povos.
O equipamento tem câmera com visão 360º e capacidade noturna, que alcança até 2 km de distância. A torre possui alto-falantes e canhões de luz.

Dois Cieps no Centro e no Catete virarão alojamentos
Os 1.200 alunos dos Cieps Pedro Varela, no Centro, e Tancredo Neves, no Catete, terão as aulas suspensas a partir do dia 16. O primeiro vai alojar 900 pessoas e o segundo, 550, de movimentos sociais que virão à cidade para a Rio+20.
Ativistas poderão acampar no Sambódromo, na Quinta da Boa Vista e no no campus da Praia Vermelha da UFRJ entre 16 e 23 de junho. A conferência da ONU é de 13 a 22.
Haverá feriado escolar entre 20 e 22. Alunos de escolas públicas municipais terão dever de casa no folgão: fazer minirreportagens sobre o evento.

Reforço recorde na segurança aumenta para 20 mil homens
Vigiada por 20 mil homens a mais, a cidade não terá o maior aparato de segurança de sua história só no asfalto. O reforço de policiamento — que ganhou mais 5 mil homens além dos 15 mil anunciados na segunda-feira — se estenderá a seis favelas pacificadas que deverão receber visitas de delegações internacionais.

As comunidades são: Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Santa Marta, Chapéu Mangueira, Babilônica, Pavão-Pavãozinho. O entorno do Riocentro promete ser o local mais vigiado da cidade, com policiais da ONU, federais e militares do Exército. O trajeto do aeroporto internacional até a Zona Sul, a Barra, o Píer Mauá, a Quinta da Boa Vista e a Arena HSBC, onde haverá alguns eventos da Rio+20, também estará cheio de policiais.
O prefeito Eduardo Paes e secretários explicaram as mudanças na cidade durante a conferência da ONU | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
O prefeito Eduardo Paes e secretários explicaram as mudanças na cidade durante a conferência da ONU | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Nos alojamentos haverá 50 guardas. Nos arredores de hotéis do Centro, Flamengo, Botafogo, Leme, Copa, Ipanema, Leblon e Barra, 62. Só para o Aterro do Flamengo, local da Cúpula dos Povos de 15 a 23 de junho, serão 150 homens. Pão de Açúcar e Corcovado vão receber atenção especial.

Ação para impedir táxi pirata no aeroporto
De olho no aumento de desembarque de passageiros por causa da Rio+20, a CET-Rio vai começar sábado o projeto Táxi Boa Praça, no Aeroporto Santos Dumont. Câmeras vão multar taxistas não autorizados. No Aeroporto Internacional Tom Jobim, que já conta com o serviço, haverá a instalação de grades nas áreas onde taxistas irregulares estacionam. Lá, apesar das câmeras de fiscalização, alguns motoristas passam por atalho para fugir do monitoramento.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960