Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Rio, Ònibus com ar-condicionado não aceitam bilhete único

domingo, 15 de abril de 2012

O verão acabou, o calor foi infernal, mas ar-condicionado nos ônibus urbanos não foi um dos modismos que marcaram a estação mais quente do ano. Apenas 11% da frota urbana da cidade (848 veículos) oferecem o conforto. Se por um lado há casos de linhas inteiras rodando como “quentões”, existem também aquelas que, à margem das regras estabelecidas no contrato de concessão, decidiram circular com a frota toda ou praticamente toda com ar-condicionado. Esta medida seria ótima, não fosse por um detalhe: o Bilhete Único Carioca não é aceito em ônibus com tarifas mais altas.

As duas situações mostram que as concessionárias agem praticamente com carta branca. Embora dentro da legalidade, a maior parte das empresas, por exemplo, decidiu radicalizar uma regra do contrato de concessão pela qual só podem ter até 20% da frota oferecendo serviços como o ar-condicionado, cobrando, por isso, tarifas mais altas. Não existe um mínimo. Por isso, nos terminais de ônibus, não é difícil ouvir despachantes e motoristas falando que, em suas linhas, não existe sequer um ônibus com ar. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, o limite foi uma forma de garantir aos passageiros o uso do bilhete único, já que o cartão não é aceito em tarifas superiores a R$ 2,75.
— Minha empresa tem 19 linhas. São 251 ônibus. Nenhuma dessas linhas tem ar. Todas aceitam o bilhete único — diz o empresário Paulo Valente.
Outras empresas desafiam a aparente frágil fiscalização da Secretaria municipal de Transportes. No último dia 12, o EXTRA acompanhou o tráfego na Central do Brasil. Em duas horas, contabilizou dez ônibus da linha 154 (Central- Ipanema) saindo do terminal. Todas com ar. Despachantes contaram que a empresa não dá opção “sem ar” no 154. A secretaria explicou que essa linha já tinha 100% dos veículos refrigerados antes da licitação (em 2010). Por isso, 80% dos carros deveriam cobrar a tarifa do bilhete único (R$ 2,75). Mas o EXTRA verificou que todos cobravam R$ 3,10.

Meta
Faltando quatro anos para 2016, meta estabelecida pelo prefeito Eduardo Paes para que toda a frota do Rio tenha ar, as empresas continuam colocando em circulação ônibus novinhos em folha sem o sistema de refrigeração.
Este ano, duas concenssionárias jogaram às ruas 150 modelos conhecidos como “Mega BRS”. São veículos comprados para circular nos corredores expressos já criados na cidade. De acordo com a secretaria, o motivo de eles serem sem ar é exatamente para poderem aceitar o bilhete único.
Segundo um representante da Neobus, que fabricou as carrocerias, o custo de se instalar ar em ônibus que já circula é de R$ 50 mil.

A Fetranspor não respondeu se fará a adequação desejada por Paes até 2016 e nem como fará isso. Afirmou ainda que “os compromissos presentes no edital de licitação não contemplam substituição da frota por veículos com ar-condicionado”.

A Secretaria de Transportes informou que iniciou um amplo levantamento de problemas operacionais das linhas que circulam no município. Com base nesse relatório, as irregularidades encontradas serão objeto de multas contratuais.

Fonte: Extra Globo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960