O desrespeito dos motoristas num trecho exclusivo para ônibus na avenida Cruzeiro do Sul, na zona norte de São Paulo, levou uma empresa de transporte que opera ali, o Consórcio Sambaíba, a criar um corredor improvisado para os coletivos.
Há cerca de seis meses, das 16h às 20h, horário de maior movimento, a empresa instala cones nas proximidades de dois pontos. O objetivo é evitar que os carros estacionem nos locais proibidos e invadam a faixa de ônibus.
Um dos pontos, onde há um recuo para a parada dos coletivos, fica ao lado da estação Santana do metrô. O outro, a cerca de 50 metros.
Há cerca de seis meses, das 16h às 20h, horário de maior movimento, a empresa instala cones nas proximidades de dois pontos. O objetivo é evitar que os carros estacionem nos locais proibidos e invadam a faixa de ônibus.
Um dos pontos, onde há um recuo para a parada dos coletivos, fica ao lado da estação Santana do metrô. O outro, a cerca de 50 metros.
Isadora Brant/Folhapress |
No trecho, a circulação de carros já é proibida das 6h às 20h durante os dias de semana. Na prática, porém, os carros invadem a faixa reservada para os ônibus, principalmente para o desembarque de passageiros do metrô.
No fim da tarde de ontem, com cones instalados e fiscais da empresa presentes, carros estacionavam nos locais proibidos. "Sei que corro risco de tomar uma multa. Não tem outra opção, teria que fazer um retorno muito grande", diz o analista de sistemas Gabriel Ribeiro, 29, que deixava a avó no metrô.
A multa para quem invadir a faixa exclusiva é de R$ 85,13.
No fim da tarde de ontem, com cones instalados e fiscais da empresa presentes, carros estacionavam nos locais proibidos. "Sei que corro risco de tomar uma multa. Não tem outra opção, teria que fazer um retorno muito grande", diz o analista de sistemas Gabriel Ribeiro, 29, que deixava a avó no metrô.
A multa para quem invadir a faixa exclusiva é de R$ 85,13.
Segundo a SPTrans (empresa de transporte urbano de São Paulo), não há ilegalidade na ação, uma vez que ela "é operacionalizada pelo Consórcio Sambaíba, em conjunto com a SPTrans e CET (Companhia de Engeharia de Tráfego), cujos técnicos acompanham o funcionamento da faixa diariamente".
Em nota, a empresa afirma ainda que "durante os horários de pico, é implantada segregação temporária com cones, visando priorizar a fluidez do transporte público".
A reportagem esteve no local entre as 17h e as 18h de ontem e não encontrou funcionários da CET ou da SPTrans no local.
Em nota, a empresa afirma ainda que "durante os horários de pico, é implantada segregação temporária com cones, visando priorizar a fluidez do transporte público".
A reportagem esteve no local entre as 17h e as 18h de ontem e não encontrou funcionários da CET ou da SPTrans no local.
Informações: Bol Notícias
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