Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Transporte público ineficiente faz brasiliense recorrer ao carro

segunda-feira, 5 de março de 2012

Usar o transporte público implica riscos de toda natureza na capital do país. É rotina ônibus pegar fogo com passageiros no Distrito Federal, assim como veículos quebrados, atrasados ou que não passam pelo ponto. Drama é enfrentado por 1 milhão de pessoas, que aguardam a renovação da frota por meio da licitação iniciada na última sexta-feira pelo governo local. A precariedade do sistema leva a população a recorrer cada vez mais a veículos de passeio. O resultado é o aumento de congestionamentos, mais poluição e menos vagas de estacionamento.

A matemática é simples. Um coletivo transporta 70 pessoas, em média, e ocupa 13 metros de asfalto. Com capacidade para cinco ocupantes, os carros circulam com 1,5 passageiro, em média. Para levar a mesma quantidade de gente que um ônibus, são necessários pelo menos 46 carros. Enfileirados, eles ocupam 175 metros de asfalto, espaço 13,6 vezes maior que o de um veículo de transporte público (veja arte). Para a sociedade, a troca do transporte de massa pelo individual é um prejuízo para os governos, para o meio ambiente e para a qualidade de vida de todos.

2 comentários:

Gato Preto disse...

Sem muito o que dizer. Apenas que, apesar de o transporte público coletivo ter estas vantagens, o usuário é feito de boi de piranha.
Um abraço, e sucesso
Walter

Ta demorando sair fora do DF, as empresas Planeta/Satelite, Pioneira, Viplan/Lotaxi/Condor,e Grupo Amaral,VIAN e VIALUZ, demorou licitacaoes para outras empresas no Brasil entrar no DF, assim esse Cartel,vai vender amendoin na fila do cinema,com estas tarifas deles,nao ganham em outros estados de jeito nenhum,ainda mais com estes onibus precarios,e motoristas e cobradores arrogantes.
Demorou Viacao Sandra - MG ,Viacao Juliana - MG ,Viacao HP - GO e as empresas Viacao Vega - CE,Viacao Cearense - CE , Expresso TIMBIRA - CE entrar em Brasilia-DF e despachar estas ai,a Viacao Monte Alto ja ta despachando a Viva Brasilia.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960