Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Projeto do BRT tem gerado muita polêmica em Belém

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Apesar de não terem sido citadas na mensagem do prefeito de Belém, Duciomar Costa, as obras de implantação do projeto do BRT (Bus Rapid Transit) foram abordadas pela maioria das lideranças dos partidos durante a sessão solene que deu início ao ano legislativo municipal de 2012. Em viagem a Brasília, para discutir questões relacionadas a recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Duciomar não compareceu à abertura da 16ª Legislatura municipal, mas convidou os vereadores a participarem de uma reunião na próxima terça-feira, que terá como tema central o BRT.

Lida pelo secretário municipal de Saneamento, Edilson Ramos Pereira, a mensagem encaminhada pelo prefeito à Câmara Municipal de Belém (CMB) se deteve em destacar a forma de utilização dos recursos públicos pela prefeitura no ano passado, assim como a previsão de destinação dos recursos em 2012. “A prioridade no atendimento das necessidades de nosso povo fez com que mantivéssemos uma política de racionalidade na utilização dos recursos financeiros e controle dos gastos públicos”.

DISCUSSÃO

Com as obras iniciadas no último dia 16, o BRT foi o assunto mais discutido, ora pelos favoráveis à obra, ora pelos contrários. Já no pronunciamento do presidente da CMB, Raimundo Castro (PTB), o BRT foi destacado como uma questão que deveria ser resolvida em conjunto pela Prefeitura de Belém e pelo Governo do Estado. Após destacar os principais projetos aprovados pela casa na última legislatura, o vereador ainda citou informações publicadas na coluna do senador Jader Barbalho, publicada aos domingos pelo

DIÁRIO, sobre o novo modelo de transporte coletivo.

“Em sua coluna, o senador Jader Barbalho já falou da importância de unir os projetos do governo e do município, então, a Câmara está pregando que o Estado e Município se unam para aplicar um projeto que só trará melhorias para a população de Belém”, disse. “Essa história de dizer que o projeto do Estado está sendo atropelado pelo BRT não é verdade. O projeto do Estado já tem 20 anos e não é iniciado”.

Contrário à implantação do projeto, o vereador Fernando Dourado, líder do PSB, foi um dos que questionou mais enfaticamente a implantação do BRT. Também falou sobre os números apresentados durante a mensagem do prefeito. “O prefeito declara que implantou 69 mil novos pontos de iluminação, que pavimentou 2.500 novas vias. Aqui em Belém nós não temos esse número de ruas novas. Ele disse que fez 60 quilômetros de calçadas e sabemos que calçadas nessa cidade são um problema”, destacou. “E esse BRT? Eu nunca vi na minha vida se fazer uma licitação sem fazer orçamento. Não existe recurso nenhum destinado para a aplicação desse projeto. Isso é um absurdo”.

“O prefeito disse na imprensa que faria o BRT em 18 meses e o edital diz que são 24 meses. O prefeito cercou a área dizendo que ia iniciar a obra e nada foi feito até agora”, afirmou o vereador Carlos Augusto Barbosa (DEM) ao também se mostrar contrário ao projeto.

As divergências entre os vereadores chegaram a gerar algumas discussões, principalmente entre os vereadores Fernando Dourado (PSD) e Gervásio Morgado (PR). Após o pronunciamento do líder do PSD, Gervásio passou a maior parte de seu discurso rebatendo as críticas.

Líder do governo, Orlando Reis (PSD) também defendeu o projeto. “Vocês vão ter uma oportunidade espetacular de perguntar ao Executivo sobre o projeto quando ele vier aqui na terça-feira”, disse, ao lembrar da presença já confirmada do prefeito à CMB. “Questionaram se a ciclovia será mantida, eu sei que vai ter ciclovia, mas venham perguntar ao prefeito na terça-feira que ele virá responder”.


Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960