Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Transporte coletivo noturno no Brasil ainda é timido

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

As leis que punem motoristas alcoolizados vêm ano a ano se tornando cada vez mais pesadas. Nada contra! Quem vai querer criticar algo que na verdade é super bem vindo. A maioria dos países europeus tem leis extremamente severas para lidar com o problema do álcool ao volante e isso ajudou a baixar consideravelmente o número de acidentes ou mortes em consequencia desse perigoso casamento do álcool com a direção.
Foto: Vinícius Rebello
A única diferença entre o Brasil e esses países, é que por lá, os governos oferecem sistema de transporte coletivo noturno para que as pessoas tenham a possibilidade de sair para a sua balada sem colocar em risco as demais pessoas. Praticamente, todas as principais linhas de cada cidade funcionam 24 horas, passando de hora em hora nas regiões centrais, ou a cada 80 minutos nos bairros mais afastados. Algumas cidades como Berlim, até o metrô funciona 24 horas, pelo menos nos finais de semana. São poucos trens mas já ajuda porque você tem a opção de voltar para casa às 2h da manhã e também às 3h30, e não se sentir preso na balada, tendo que escolher entre ir embora à meia-noite ou somente às 5h da manhã.

Nossos governantes costumam se mostrar avessos à implantação de um sistema similar no Brasil por alegarem não poder garantir a segurança em nossas perigosas cidades, pois pelos coletivos circularia muito dinheiro. Mas se olharmos mais uma vez para o sistema europeu, notaremos que lá não existe cobrador de ônibus, a não ser nos quiosques montados nos terminais.

A maioria dos cobradores que deixaram de trabalhar nos ônibus e que não encontraram vagas nesses quiosques, atualmente trabalha no setor de fiscalização. Como as passagens são vendidas em quiosques das empresas, nas farmacias, livrarias e outros tipos de estabelecimento cadastrados para vender passagens, os fiscais (ex-cobradores em sua maioria) passaram a entrar nos coletivos para averiguar se a passagem dos usuários ainda não teve sua validade expirada.

E o que é melhor, ao comprar uma passagem e passar na catraca, aquele carimbo feito na passagem te dá direito de usar o sistema até aquele mesmo horario no dia seguinte, completando 24 horas de transporte garantido com o pagamento da mesma passagem. Bem diferente do que é feito no nosso país, onde passagens subiram absurdamente como na Europa em outros tempos, mas onde o prazo para usar a mesma passagem é de míseros 45 minutos ou em alguns casos de apenas 2 horas.

Como vivemos num país onde todos os governantes se dizem defensores de um sistema que privilegie o social, causa estranheza que nosso sistema de transporte seja exatamente o oposto disso. Na verdade, é um sistema altamente elitista, ainda mais se analisarmos o periodo noturno, que obriga o cidadão a pagar tarifas altissimas dos taxis que circulam pelas cidades.

E depois, vamos combinar que te obrigar a frequentar a mesma balada onde vai teu vizinho, só porque ele é o único que pode dividir uma bandeirada de taxi com você, é uma tremenda de uma chateação, principalmente se vocês não gostarem do mesmo estilo de música. Está na hora de dar um basta na hipocrisia e no terrorismo que politicos e a mídia fazem dos acidentes causados por motoristas embriagados, e passar a oferecer um sistema de transporte que ajude a diminuir o número de mortes devido ao álcool e a direção. É por todas essas razões, que de agora em diante eu decidi que vou reclamar até nossos governantes implementarem um transporte coletivo noturno de qualidade à população.

Resumo: 
Ônibus madrugada p/ hora região central e 80 mins bairros + afastados, s/cobrador, só fiscais vendo validade 24h passagens. 2 opções metrô madrugada (2h e 3h30) como Berlim.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960