O primeiro corredor preferencial para ônibus, o BRS (Bus Rapid System), no centro do Rio de Janeiro, começa a funcionar neste sábado (17). A faixa exclusiva vai abranger a avenida Presidente Antônio Carlos e a rua Primeiro de Março. Assim como já foi feito na zona sul, o objetivo é organizar e aliviar um dos trajetos mais engarrafados do centro.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, responsável pelo projeto BRS, a pintura das faixas preferenciais (de cor azul) e a sinalização vertical já estão concluídas.
- Vamos implantar o novo corredor, como aconteceu com os da zona sul, melhorar o trânsito, reorganizar os pontos de parada, sem deixar de atender os passageiros que dependem do transporte público nessa área vital da cidade.
Ainda de acordo com Sansão, a frota na Presidente Antônio Carlos e na Primeiro de Março deve ser reduzida em 15%, o equivalente a cerca de 50 ônibus a menos.
- Com as mudanças, a quantidade de paradas cai pela metade.
A partir de sábado, 71 linhas circularão pelo corredor de 1,2 km de extensão e os pontos serão organizados da seguinte forma: BRS 1, BRS 2, BRS 3, BRS 4 e BRS 5. A redução da frota em 15% aumentará a velocidade operacional dos ônibus. Ao todo, oito linhas terão os trajetos modificados.
A faixa azul será implantada na pista lateral da avenida Presidente Antônio Carlos e na rua Primeiro de Março. Haverá pontos seletivos na Antônio Carlos (pistas lateral e central), na rua Primeiro de Março e na avenida Beira-Mar.
Os pontos de parada das linhas intermunicipais estarão localizados nas vias transversais. Estas linhas não farão paradas ao longo do BRS.
Desde o início do mês, a prefeitura realiza um trabalho de informação ao público com distribuição de material impresso e presença de promotores nos pontos e nas principais empresas da região.
Fonte: R7.com
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