Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Diesel de cana chega ao transporte urbano de São Paulo

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Há poucos anos, parecia uma ideia com pequenas chances de sair do papel. Afinal, o uso de combustíveis derivados da cana-de-açúcar no transporte público esbarrava em empecilhos de ordem econômica, logística e de tecnologia. Mas nesta segunda-feira (5/12), os problemas ficaram para trás graças a uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo (SP), a multinacional Amyris, a Viação Santa Brígida e a montadora Mercedes-Benz, que viabilizou a operação de 80 ônibus urbanos abstecidos com uma mistura de 10% de diesel de cana no óleo diesel.
 
Os veículos foram apresentados em cerimonia no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, que reuniu o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o secretário Municipal de Transportes Marcelo Branco, técnicos e diretores da São Paulo Transportes (SP Trans), lideranças sindicais, representantes de montadoras e da Amyris, que vai fornecer o diesel renovável produzido a partir de cana. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) foi representada pelo consultor em Emissões e Tecnologia, Alfred Szwarc.


“Trata-se de um marco em termos de inovação tecnológica, já que é a primeira vez que um combustível derivado de cana, que não o etanol, é utilizado em escala comercial em sistemas de transporte urbano,” avaliou Szwarc. Os 80 ônibus que participam da iniciativa pertencem à Viação Santa Brígida. Até dezembro, mais 80 veículos devem estar rodando na capital paulista, com a frota podendo ganhar mais 500 ônibus até 2012.
Segundo o secretário Marcelo Branco, a cidade de São Paulo tem um dos maiores programas ambientais do mundo na área de Transportes. "Já são quase dois mil veículos com ações ambientais. Renovamos a frota, investimos nos combustíveis álcool e biodiesel, na recuperação da rede de trólebus e renovaremos 70% dessa frota," ressalta Branco, que também preside a SPTrans.

Novos parceiros

Além da Mercedes Benz, empresas como a Scania, Volvo e MAN também avaliam a nova mistura. Os executivos da Amyris mostram-se animados com a iniciativa e as chances de aumentar em futuro próximo o teor do produto na mistura. Para o vice-presidente da Amyris, Joel Velasco, “quebramos mais uma barreira no setor sucroenergético, pois além de veículos leves a cana vai abastecer ônibus que serão usados no transporte coletivo no Brasil, o que demonstra o forte compromisso da Amyris nesta área.”
O esforço é uma continuidade do Programa Ecofrota, lançado em fevereiro deste ano, que visa reduzir progressivamente o uso de combustíveis fósseis no transporte público de São Paulo. "Essa é mais uma iniciativa para melhorar o ar de São Paulo relacionada à circulação de ônibus. Já temos outros combustíveis alternativos implantados que também têm contribuído para termos uma cidade menos poluída. A nossa expectativa é de que em poucos anos tenhamos 100% da frota movida por combustíveis menos poluentes," afirmou o prefeito Kassab.
Tecnologia avançada

O diesel produzido pela Amyris a partir do caldo de cana é considerado de alta qualidade, ou premium, pois além de oferecer boas características como combustível, pode ser utilizado sem a necessidade de adaptações no motor, explica o consultor da UNICA. Além disso, na comparação direta com o diesel convencional, o diesel de cana reduz a emissão de gases causadores do efeito estufa em até 90%.

De acordo com estudos realizados pela Mercedes-Benz, que avaliou a mistura, a presença de 10% de diesel de cana no diesel convencional diminui em cerca de 9% a emissão de partículados, sem aumentar a emissão de outros poluentes. Os particulados são apontados como principal poluente dos motores diesel convencionais, com impactos comprovados na saúde humana.


Fonte: Unica

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960