Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Curitiba, Motoristas de ônibus entram em acordo e greve é descartada

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Motoristas e cobradores do transporte público de Curitiba conseguiram uma importante vitória trabalhista. Ontem, um acordo foi fechado entre o sindicato que representa as categorias, o Sindimoc, a Prefeitura e as empresas que operam  o sistema. Com o acordo, os profissionais não terão mais descontos na folha de pagamento por conta das multas que recebiam da Urbs. No lugar das multas, será criado o Relatório de Ocorrências, e as possíveis punições agora serão embasadas pela lei trabalhista.
Foi uma vitória da mobilização. Os motoristas e cobradores fazem deste agosto um grande movimento que exigia a revisão do decreto que punia os trabalhadores com multas pecuniárias — que iam desde o uso de vestimenta fora do padrão, mesmo em dias de muito frio, até atrasos nas linhas, muitas vezes provocadas pelo trânsito congestionado de Curitiba.
Ontem, o Sindimoc convocou uma assembleia na Praça Rui Barbosa para comunicar aos trabalhadores sobre o acordo fechado ainda pela manhã. Mas mesmo para conseguir esse acordo, foi preciso muita pressão. Quando a mobilização começou, no final de agosto, os motoristas e cobradores falavam até em greve para pressionar a Prefeitura.
Na época, uma reunião de conciliação na Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego definiu que a Prefeitura e as empresas apresentariam uma proposta para acabar com as multas pecuniárias. O prazo para a apresentação da proposta venceu na última quinta-feira, quando o Sindimoc chamou a assembleia. Na manhã de ontem foi, enfim, colocada a proposta na mesa de negociação.
Segundo o Sindimoc, fica estipulado que “não haverá descontos pecuniários que estavam sendo repassados aos operadores quando da aplicação de multas pela Urbs”, diz comunicado do sindicato. “Chegou-se a conclusão que as multas pecuniárias aplicadas aos operadores do sistema não estavam atingindo melhorias no desempenho das suas atividades e tão pouco cumpria a sua função pedagógica, sendo  meramente punitiva”, continua a nota.
Ficou estipulado um prazo de seis meses para a implantação dos Relatórios de Ocorrência. Por meio dos ROs, agora o operador não pagará multa, mas passará por orientação, advertência e, se necessário, será encaminhado para um curso de reciclagem. A partir do acordo, as multas pecuniárias aplicadas pela Urbs agora ficam sob responsabilidade das empresas.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960