Curitiba ganhará na segunda-feira (24) mais 161 ônibus zero quilômetro para a Rede Integrada de Transporte. Serão 13 novos biarticulados de 28 metros; 35 Ligeirinhos; 6 Interbairros; 63 Alimentadores e 44 Convencionais.
Esta é a terceira entrega de ônibus feita neste ano como parte de um projeto que prevê uma renovação de 30% da frota em 2011. Até dezembro serão 557 ônibus novos no total, num investimento de R$ 253 milhões.
Com os novos ônibus, a idade média da frota de Curitiba cai de 4,7 para 4,5 anos. Os resultados são mais conforto e segurança para os passageiros e redução na emissão de poluentes. Só a renovação da frota neste ano significa 18.273 toneladas de poluentes a menos.
Modernos, os novos veículos atendem em 100% as normas nacionais de acessibilidade. Esta é outra vantagem da renovação constante que vem sendo feita: a acessibilidade no sistema de transporte em Curitiba é de 90%.
A Rede Integrada de Transporte (RIT) tem 1.915 ônibus e registra 2,3 milhões de passageiros transportados por dia útil. São 355 linhas, 364 estações tubo, e seis mil pontos de parada. Os ônibus da RIT percorrem por dia 490 mil quilômetros e fazem 21 mil viagens/dia.
Fonte: Prefeitura de Curitiba
1 comentários:
A prefeitura realmente está investindo na renovação de frota da cidade. Isso é fato! O que nos deixa muito revoltados, e tristes é o alto índice de vandalismo que assombra o sistema hoje. Algo de coeso e sério deveria ser feito pelas autoridades para diminuir isto!
Postar um comentário