Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Especialistas apontam falhas no sistema de transporte coletivo de Manaus

sábado, 1 de outubro de 2011

Os transtornos enfrentados atualmente pela população manauara no trânsito e transporte coletivo são fruto de falhas na administração pública. A afirmação é do mestre em Planejamento de Transportes, Paulo Sérgio Custódio, que participou, ontem, do último dia do seminário “Copa 2014: Sustentabilidade e Legado”, realizado em Manaus.

Para o especialista, os corredores viários da capital amazonense estão operando bem, mas o sistema de transporte coletivo precisa passar por melhorias na organização das linhas e rotas. Segundo Sérgio, diferente da postura de muitos administradores públicos, não se resolve problemas de trânsito de uma cidade construindo mais ruas e mais complexos viários. “Passei algumas horas circulando por Manaus e é possível ver que as ruas daqui estão bem estruturadas, mas é preciso melhorar muito o sistema de transporte coletivo e incentivar o uso racional dos carros”, disse.

O especialista afirmou que a opção feita por Manaus em utilizar um monotrilho como vetor de mobilidade para a Copa de 2014 pode significar mais gastos para a população. “A construção do monotrilho tem um custo muito elevado e vai ser preciso gastar ainda mais para fazer a manutenção. Os políticos não pagam essa conta e a população tem que cobrar medidas mais eficazes. A Copa não vai resolver os problemas do trânsito nas cidades”, disse. Na opinião de Custódio, é preciso que os administradores públicos comecem a planejar as cidades pensando na concepção de crescimento inteligente.

Atualmente, na maioria das cidades brasileiras, os moradores de baixa renda moram longe da área central, geralmente local de trabalho deles. “Enquanto as pessoas trabalharem muito longe de casa e houver essa diferenciação entre pobres e ricos, os problemas do trânsito vão continuar”, destacou. Além da mobilidade urbana, especialistas e técnicos dos ministérios do Meio Ambiente e Esporte discutiram, durante o segundo dia de seminário, questões relacionadas a mudanças climáticas, saneamento básico, eficiência em energia, gestão de resíduos sólidos e reciclagem.

Com as discussões será montada uma agenda de atividades sustentáveis para serem adotadas pelas cidades que serão sede da Copa de 2014. O seminário é realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério do Esporte, em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e República da Coréia, por meio do fundo para parcerias e conhecimento.


Fonte: A Critica

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960