Na Semana Nacional do Trânsito, um dado divulgado pelo Detran-PE preocupa: a Região Metropolitana do Recife atingiu a marca de 1 milhão de veículos. Há duas semanas, a frota de Pernambuco já tinha chegado a 2 milhões. Atualmente, o Estado tem emplacado entre 1 mil e 1.300 veículos por dia. E a tendência é cada vez mais automóveis ganharem as ruas impulsionados pelo culto ao carro comum entre os brasileiros. O pico da frota estadual coincide com uma data emblemática: o Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quinta-feira (22 de setembro). A data foi criada na Europa com a proposta de fazer as cidades repensarem a mobilidade urbana, estimulando as pessoas a deixarem o transporte automotivo individual em casa e buscarem outras formas de deslocamento, como o ônibus, o metrô, a bicicleta e a caminhada.
No Brasil e, especialmente em Pernambuco, a data é meramente simbólica. Nenhuma ação que realmente limite o espaço para o carro é realizada pelo poder público. A Prefeitura de Olinda é que ainda vai fechar um pequeno trecho da orla, mas será num horário anterior ao pico do tráfego. A verdade é que, entre a maioria das pessoas não há, sequer, a reflexão sobre o problema da mobilidade. A sociedade ainda pensa apenas no automóvel e o poder público tem medo de limitar o espaço para o carro. Infelizmente.
Confira a invasão de carros em PE. Os números mostram a frota veicular até esta terça-feira:
PE – 2.013.881 veículos
RMR – 1.002.681 veículos
Recife – 559.942 veículos
RMR – 1.002.681 veículos
Recife – 559.942 veículos
Fonte: por Roberta Soares - JC Online
1 comentários:
e me surpreende o JC(q assumiu uma postura agressiva contra os governos trabalhistas),descendo o pau nesse culto ao carro.só os"esclarecidos"q não entenderam isso.e Pernambuco copiando São Paulo.nesse ritmo,Recife vai parar em 2015.simples!
Postar um comentário