Uma pesquisa da Coppe/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), divulgada nesta quarta-feira (21), indica 76% dos moradores do Rio não sabem o que significam e como funcionam os BRTs (Bus Rapíd Transit), corredores exclusivos para ônibus que estão sendo construídos - TransOeste, TransCarioca e TransOlímpica.
Além disso, o levantamento constatou que 84% da população carioca desconhecem os quatro projetos de BRTs que deverão ser implantados como parte das obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016.
A pesquisa foi realizada em quatro dias com 140 pessoas, incluindo motoristas e usuários de ônibus, taxistas e proprietários de automóvel particular na Barra da Tijuca e bairros próximos.
O objetivo foi justamente verificar o grau de conhecimento dos cariocas sobre as novas vias. Os resultados indicam a necessidade de uma campanha informativa mais intensa, segundo a Coppe.
Motoristas não trocam carros por ônibus
Também foi constatado que 66% dos donos de automóveis não deixariam seus veículo em casa para se deslocar usando os BRTs. O sistema deverá funcionar com plataformas de embarque, e com ônibus de ar-condicionado e televisão a bordo.
Os motoristas de táxis demonstraram maior conhecimento sobre os corredores: 29% declararam saber o que é um BRT. Eles têm opinião bem parecida com a dos proprietários de automóveis particulares, pois somente 20% disseram que usariam os corredores expressos quando não estivessem trabalhando.
Mais de 70% desconhecem os corredores que estão sendo projetados para a cidade, como parte da infraestrutura viária para os eventos esportivos de 2014 e 2016.
Os pesquisadores também constataram que 74% dos taxistas não possuem outro veículo e, talvez por isso, a grande maioria usa o táxi para se locomover mesmo quando está de folga e não quer abrir mão do veículo.
No entanto, 91% dos usuários de ônibus disseram que usariam os corredores, apesar de 80% não saberem como funciona um BRT.
A sigla BRT pode ser traduzida como Sistema de Transporte Rápido, Sistema Rápido de Ônibus, ou ainda Sistema Expresso de Ônibus. Para utilizar o serviço, os usuários devem comprar o bilhete eletrônico nas cabines das próprias estações ou usar cartões como o RioCard.
Projetos BRTs
Das quatro vias de BRTs projetadas, duas estão com obras em andamento. A primeira é a TransCarioca, com 39 km de extensão e 45 estações, que ligará a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão, passando pela Cidade Universitária. Poderá transportar 400 mil passageiros por dia.
A segunda via é a TransOeste, entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, com 56 km, 53 estações e previsão de 200 mil usuários/dia.
As outras duas são a TransOlímpica, ligando o Recreio a Deodoro, e a TransBrasil, entre o Centro e Deodoro, passando pela avenida Brasil.
1 comentários:
E o pior, com o desconhecimento básico sobre os BRTs, unidades de moradores da elite, interferem na vida de milhares de usuários populares, manipulando e alterando os projetos muito bem feito. É o caso no RJ da TRANSCARIOCA na Estrada do Engenho da Pedra, onde havería um REVOLUÇÃO social e econômica(amplamente divulgada) e
decidido por 1% de pessoas nada haverá.
Postar um comentário