São Paulo é o Estado brasileiro onde estão instaladas as principais montadoras do Brasil. São Paulo da Feira Internacional de Automóveis; da Fenatran para veículos pesados; e do Transpúblico -evento para o setor de transporte de passageiros, que inaugurou sua terceira edição dia 24 de agosto. Participaram os maiores fabricantes de motores e chassis para ônibus, como a Mercedes, que lidera o mercado, tendo registrado 45% de participação no primeiro semestre. Também esteve presente a Marcopolo, maior fabricante brasileira de carroceria de ônibus.
As duas empresas, a brasileira Marcopolo e a alemã Mercedes, convidaram a imprensa para coletiva de apresentação dos seus produtos. A alemã falou da tecnologia Blue Tec 5, que está sendo introduzida no Brasil para atender a legislação de emissão de poluentes Proconve P-7, que exige redução de 80% da emissão de poluentes particulados e 60% de óxido nitroso NOx, comparados à atual legislação. Entrará em vigor em janeiro de 2012, para veículos comerciais fabricados a partir desta data.
Os trabalhos de desenvolvimento e adequação do sistema Blue Tec 5 às características brasileiras, e da América Latina, foi pensado no biodiesel do Brasil e nas rodovias mais poeirentas existentes no continente também. Os trabalhos de adequação e aperfeiçoamento do sistema ficaram a cargo da equipe de engenheiros e técnicos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz (CT) do Brasil. Na fábrica de São Bernardo do Campo – SP, considerado o maior CT da montadora alemã, fora da Alemanha.
Com o resultado de tantas pesquisas, entre clientes, consumidores, frotistas e encarroçadores, mais as reivindicações do PROCONVE, a Mercedes oferece agora um portfólio de chassis para ônibus urbanos e rodoviários com mais de 20 modelos. Inclui microônibus, ônibus convencionais e articulados para transporte coletivo, modelos para linhas de curtas médias e longas distâncias.
A Mercedes ainda oferece assessoria especializada em transporte de passageiros, focada principalmente em sistemas BRT (Buss Rapid Transit), ônibus de transporte rápido, considerados uma solução cada vez mais adotada em grandes metrópoles. A maioria das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 já optou pelo sistema BRT, que possui a capacidade de transportar mais de 200 passageiros de uma única vez, mais as facilidades na implantação do sistema que exige apenas a construção de corredores especiais e vias asfaltadas.
Made in Brasil
A brasileira Marcopolo apresentou o ônibus BRT, montada no chassi articulado da Mercedes. O gigante, projetado para ser transporte de passageiros em grandes centros e em grande quantidade, mede 23,8 m de comprimento e ainda aparenta muita leveza por conta de suas linhas fluidas e futuristas. Tecnologia como o sistema eletrônico que manda via GPS, todas as informações instantâneas de uso do equipamento, proporcionando economia de pneus e combustível, em até 10 por cento.
Ar condicionado, TV digital, cabine exclusiva e isolada para motorista são requintes para dar mais qualidade aos passageiros durante a viagem. O que falta para o fabricante brasileiro são mais contratos fechados com estados e municípios. O que sobra é a esperança de poder transportar a seleção brasileira de futebol, em seus ônibus durante a Copa de 2014. E para enfrentar chineses e outros concorrentes, qualidade do ônibus made in Brasil!
Por Alcides Freire
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