Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

GPS nos ônibus de Mauá apresenta algumas falhas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Criado em julho, o sistema de monitoramento dos ônibus municipais de Mauá em tempo real via internet apresenta falhas ao usuário. Para que os passageiros possam acompanhar o trajeto dos veículos, foi adotada a tecnologia do GPS (global positioning system). Durante toda a semana, a equipe do Diário, munida de um computador portátil, acompanhou diversos coletivos em horários variados e constatou que, apesar de útil, a ferramenta não é totalmente confiável.

O principal problema encontrado nas linhas do Lote 1, operadas pela empresa Cidade de Mauá, é que o site destinado à exibição da localização em tempo real não funcionou durante toda a semana. Prefeitura e empresa afirmaram que não tinham conhecimento do problema.
O gerente de atendimento da Viação Cidade de Mauá,Manoel Adair dos Santos, justifica que não houve falha no sistema, e sim na transmissão dos dados pela internet. "Nós utilizamos essa ferramenta para fiscalizar a operação e constatar problemas de tráfego. Isso não foi interrompido. O que pode ter ocorrido é uma falha no site, que será verificada e corrigida." A administração municipal informa que irá procurar a concessionária para saber os motivos da falha e cobrar a execução de reparos.

Já nos itinerários operados pela Leblon o acesso ao site foi normal. Mas o sistema também tem problemas, como o atraso na atualização do ponto onde o coletivo se encontra.
Para acompanhar o trajeto, a página mostra um mapa cujo percurso é destacado em duas cores: verde, para mostrar o caminho sentido bairro, e lilás, para o inverso. Ícones apontam o ponto onde, teoricamente, o veículo está. Ao passar o mouse sobre o desenho, uma aba revela o prefixo do coletivo.
Ao longo do percurso, ícones mostram pontos de parada. Ao clicar em um deles, uma janela é aberta com indicação de referência próxima ao local - supermercado ou delegacia, por exemplo.

O principal problema constatado é a lentidão na atualização, sobretudo quando o passageiro acessa o site de uma área distante do Centro. Nos bairros Zaíra e Capuava, o atraso chegou a três minutos. Dessa forma, o sistema acusa que o veículo está em um local, quando, na verdade, o coletivo já passou.

A Leblon informa que o atraso é causado pela complexidade da tecnologia, pois o sinal captado é enviado para um servidor, que trata os dados e monta a página simultaneamente, provocando a impressão de que os veículos estão parados. A companhia salienta que a demora pode ser motivada pela perda do sinal do GPS ou de telefonia móvel. Mesmo assim, a concessionária garante que os equipamentos estão configurados para enviar a localização a cada cinco segundos.
Outra falha é verificada em vias em que os ônibus da linha passam em ambos os sentidos. Um exemplo é a Avenida Castello Branco. No mapa, a via é destacada na cor verde, com pouca visibilidade para o lilás. Isso faz com que o internauta tenha dúvidas se o ônibus segue rumo ao bairro ou à região central. A companhia informa que irá rever o sistema para facilitar a compreensão.

O sistema ainda é desconhecido por parte dos 130 mil passageiros que utilizam diariamente o transporte público. Segundo a Leblon, a página teve 10.800 acessos desde o início da operação. A concessionária do Lote 1 não informou a quantidade.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, diz que a Prefeitura estuda a possibilidade de espalhar painéis mostrando a localização em tempo real. No entanto, ainda não há prazo.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960