Criado em julho, o sistema de monitoramento dos ônibus municipais de Mauá em tempo real via internet apresenta falhas ao usuário. Para que os passageiros possam acompanhar o trajeto dos veículos, foi adotada a tecnologia do GPS (global positioning system). Durante toda a semana, a equipe do Diário, munida de um computador portátil, acompanhou diversos coletivos em horários variados e constatou que, apesar de útil, a ferramenta não é totalmente confiável.
O principal problema encontrado nas linhas do Lote 1, operadas pela empresa Cidade de Mauá, é que o site destinado à exibição da localização em tempo real não funcionou durante toda a semana. Prefeitura e empresa afirmaram que não tinham conhecimento do problema.
O gerente de atendimento da Viação Cidade de Mauá,Manoel Adair dos Santos, justifica que não houve falha no sistema, e sim na transmissão dos dados pela internet. "Nós utilizamos essa ferramenta para fiscalizar a operação e constatar problemas de tráfego. Isso não foi interrompido. O que pode ter ocorrido é uma falha no site, que será verificada e corrigida." A administração municipal informa que irá procurar a concessionária para saber os motivos da falha e cobrar a execução de reparos.
Já nos itinerários operados pela Leblon o acesso ao site foi normal. Mas o sistema também tem problemas, como o atraso na atualização do ponto onde o coletivo se encontra.
Para acompanhar o trajeto, a página mostra um mapa cujo percurso é destacado em duas cores: verde, para mostrar o caminho sentido bairro, e lilás, para o inverso. Ícones apontam o ponto onde, teoricamente, o veículo está. Ao passar o mouse sobre o desenho, uma aba revela o prefixo do coletivo.
Ao longo do percurso, ícones mostram pontos de parada. Ao clicar em um deles, uma janela é aberta com indicação de referência próxima ao local - supermercado ou delegacia, por exemplo.
O principal problema constatado é a lentidão na atualização, sobretudo quando o passageiro acessa o site de uma área distante do Centro. Nos bairros Zaíra e Capuava, o atraso chegou a três minutos. Dessa forma, o sistema acusa que o veículo está em um local, quando, na verdade, o coletivo já passou.
A Leblon informa que o atraso é causado pela complexidade da tecnologia, pois o sinal captado é enviado para um servidor, que trata os dados e monta a página simultaneamente, provocando a impressão de que os veículos estão parados. A companhia salienta que a demora pode ser motivada pela perda do sinal do GPS ou de telefonia móvel. Mesmo assim, a concessionária garante que os equipamentos estão configurados para enviar a localização a cada cinco segundos.
Outra falha é verificada em vias em que os ônibus da linha passam em ambos os sentidos. Um exemplo é a Avenida Castello Branco. No mapa, a via é destacada na cor verde, com pouca visibilidade para o lilás. Isso faz com que o internauta tenha dúvidas se o ônibus segue rumo ao bairro ou à região central. A companhia informa que irá rever o sistema para facilitar a compreensão.
O sistema ainda é desconhecido por parte dos 130 mil passageiros que utilizam diariamente o transporte público. Segundo a Leblon, a página teve 10.800 acessos desde o início da operação. A concessionária do Lote 1 não informou a quantidade.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, diz que a Prefeitura estuda a possibilidade de espalhar painéis mostrando a localização em tempo real. No entanto, ainda não há prazo.
Fonte: Diário do Grande ABC
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